Última Hora

Câmara de Alagoinhas reabre trabalhos após recesso

Foto: Kêkeu Barreto
Foi realizada na quinta-feira (20), na Câmara Municipal de Alagoinhas, a 1ª sessão ordinária pós-recesso parlamentar. Por motivos de saúde, apenas dois vereadores não compareceram. Os parlamentares falaram da alegria de voltar à Câmara e ressaltaram que o trabalho não parou durante este intervalo, discorrendo sobre as principais atividades realizadas no cumprindo das suas agendas.

O vereador Thor de Ninha, por exemplo, realizou visitas às Unidades de Saúde do município e avaliou, através de um diagnóstico as carências e principais necessidades de cada uma, afirmando que apresentará posteriormente um relatório com os resultados obtidos nas visitas.

Entre os projetos colocados em pauta durante a sessão, destaca-se o Projeto de Lei 028/2017, advindo do Poder Executivo, que tem por objetivo criar o Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, em atendimento à uma exigência do Ministério do Turismo para permitir o ingresso do município no “Mapa do Turismo”, assim como a realização de convênios e de eventos turísticos no município.

De autoria do vereador Thor de Ninha também foram apresentados projetos de lei que dispõem sobre os seguintes assuntos: obrigatoriedade da menção do nome do autor do projeto de lei, quando da sanção e promulgação do mesmo pelo Prefeito Municipal, obrigatoriedade da realização de exame de diagnóstico clínico “teste do olhinho” (teste do reflexo vermelho) em recém-nascidos nas maternidades e estabelecimentos hospitalares, congêneres, da rede pública municipal de Alagoinhas, programa de vacinação para imunização dos trabalhadores do sistema de transportes públicos urbanos - motoristas, cobradores e despachantes, da cidade de Alagoinhas e avaliação periódica dos prédios escolares da rede municipal de ensino, além de um requerimento solicitando a realização de Audiência Pública para discutir Coleta Seletiva, Logística Reversa e destinação final dos resíduos sólidos no município.

O vereador Luciano Almeida, através de um requerimento, solicitou que seja realizada uma Sessão Especial no dia 30 de agosto com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre o exercício da cidadania para jovens e adultos.

O vereador Jorge da Farinha apresentou indicações de melhorias para os bairros: Jardim Petrolar, Praça Kennedy e Inocoop I, para que sejam encaminhadas ao Poder Executivo Municipal. O vereador Thor de Ninha também apresentou uma indicação pontuando necessidades de melhorias para a comunidade do Vale (Nova Esperança), Santa Terezinha.

O Presidente do Diretório Municipal do PT, Luciano Sérgio, enviou um oficio à Casa Legislativa indicando o colega Thor de Ninha como líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara. Foi recebido também do Presidente do Diretório Municipal do PTC - Partido Trabalhista Cristão, um ofício indicando o vereador Noberto Alves Moita (Bebé) como líder do partido na Câmara. Os vereadores agradeceram publicamente pela indicação.

No discurso dos vereadores, Luciano Almeida falou da felicidade do retorno estendendo elogios aos colegas: “Por onde passei durante esse período de recesso, as pessoas nos parabenizaram dizendo que essa casa tem tido uma agenda positiva. ”

O vereador Gode parabenizou o Sr. Nilton Rodrigues pelos vinte e oito anos da UAMA, lembrando da importância das Associações na apresentação dos principais problemas das comunidades.

O vereador Baqueiro parabenizou a Catuense pelo título recente de campeã sub-17 num torneio nacional - apesar das dificuldades enfrentadas pelos jovens que viajam para representar a cidade e ressaltou a atitude acertada do Prefeito na retirada dos ambulantes do centro.

O vereador Jorge da Farinha também parabenizou a atitude do Prefeito, afirmando: “Eu tenho certeza que o Prefeito não vai querer os pais de família sem trabalhar. ” E esclareceu sobre possíveis adaptações no Programa Ruas de Lazer.

O vereador Caio Ramos parabenizou o Prefeito pela coragem de organizar o centro da cidade: “Eu não tenho dúvidas que os camelôs e ambulantes não ficarão desamparados. Quero dizer a eles que fiquem tranquilos. O governo criará estratégias políticas para que essa classe não fique desassistida. ”

O Presidente Roberto Torres endossou a fala dos vereadores em relação a necessidade de remanejamento dos ambulantes e a decisão acertada da Prefeitura, e acrescentou a necessidade de uma requalificação tanto na Central de Abastecimento quanto no centro da cidade.

O vereador Luciano Sérgio iniciou a sua fala elogiando o governo: “Eu percebi muito profissionalismo da ação do governo com a retirada dos ambulantes do centro da cidade. Luciano chamou atenção para a necessidade de planejamento da Prefeitura na manutenção da cidade. “O período de fazer intervenções de tapa buracos e de infraestrutura é de setembro a fevereiro. ”

Ainda sobre a retirada dos ambulantes, o vereador Cleto complementou: “Hoje eu pude ver estando no Centro Administrativo, o Prefeito discutindo com uma comissão desses ambulantes. Isto é a prova que está aberto o diálogo para estar sempre discutindo e procurando um direcionamento para que esses trabalhadores tenham oportunidade...”

O vereador Pastor Lins trouxe à tona, durante o seu discurso, a falta de atenção do governo com o aterro sanitário: “Transformaram o aterro num lixão! Transformaram o aterro num lixão e o que é pior: danificaram o lugar que seria feito uma nova célula jogando toneladas de lixo sem nem sequer ter jogado uma manta embaixo, ou seja, nós estamos com nosso lençol freático lá contaminado e perdido pelos próximos 20 anos”.

Ao final da sessão, o Presidente fez algumas considerações desejando que o segundo semestre seja ainda mais produtivo, ressaltando a agenda positiva da Casa Legislativa e parabenizando o trabalho dos vereadores, convocando os presentes para a próxima sessão que será realizada no dia 25 de julho, no horário regimental, às 17h.

Luciano Reis Notícias, com Ascom - Câmara Municipal de Alagoinhas

Nenhum comentário