Ainda em fase de estudos, vacina contra zika vírus pode prevenir transmissão na gravidez - Luciano Reis Notícias
Ainda em fase de estudos, vacina contra zika vírus pode prevenir transmissão na gravidez

Ainda em fase de estudos, vacina contra zika vírus pode prevenir transmissão na gravidez

Share This
Ainda em fase de estudos, vacina contra zika vírus pode prevenir transmissão na gravidez

O Instituto Evandro Chagas (IEC) apresentou nesta sexta-feira (22), resultado positivo de testes realizados com a vacina contra o zika vírus, confeccionada pelo instituto, em camundongos e macacos. De acordo com os dados, a aplicação de apenas uma dose da vacina preveniu a transmissão da doença nos animais e também o contágio de filhotes durante a gestação. O estudo foi publicado nesta quinta pela revista Nature Communications.
“É um dos mais avançados estudos para a oferta de uma futura vacina contra a doença para proteger mulheres e crianças da microcefalia e outras alterações neurológicas causadas pelo vírus”, informou o Ministério da Saúde.
Os testes foram feitos simultaneamente no Instituto Nacional de Saúde (NIH), Universidade do Texas e Universidade Washington, dos Estados Unidos, que são parceiros da pesquisa. Com o resultado, o objetivo de impedir que o vírus zika cause microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central pode estar perto de encontrar uma solução. No entanto, o ministério adverte que ainda não é possível afirmar que isso também se aplique aos seres humanos. Os testes em humanos devem ser realizados, a partir de 2019, na Fiocruz/Biomanginhos, no Rio de Janeiro.
O Ministério da Saúde afirmou ainda que vai autorizar a liberação de R$ 7 milhões até 2021 para o desenvolvimento e produção da vacina. ( Metro 1 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad