Coleta Seletiva será tema de audiência pública na Câmara de Vereadores de Alagoinhas - Luciano Reis Notícias
Coleta Seletiva será tema de audiência pública na Câmara de Vereadores de Alagoinhas

Coleta Seletiva será tema de audiência pública na Câmara de Vereadores de Alagoinhas

Share This
Foto: Reprodução
A Câmara de Vereadores de Alagoinhas realiza no próximo dia 06 de setembro, às 8h30, uma audiência pública sobre “Coleta Seletiva” onde abordará também, os temas “Lixo Eletrônico e Logística Reversa”. A proposta é do vereador Thor de Ninha que milita em defesa do meio ambiente e pela inclusão social. O objetivo do evento é a conscientização da população sobre a importância da temática, além de traçar planos de ação e novas perspectivas para o município.

“Estamos buscando mudança de comportamento, tanto do poder público quanto da população. Precisamos de novas atitudes, novos hábitos de consumo, de combate ao desperdício. É preciso incentivar a reutilização, o reaproveitamento dos materiais recicláveis, o compromisso com o meio ambiente e, claro, com a reciclagem. 

Todos somos responsáveis pelos resíduos e pela coleta seletiva. Felizmente a nossa cidade já desperta para a importância do reaproveitamento, temos cooperativas que fazem um excelente trabalho, mas é preciso ampliar as ações, responsabilizar a Prefeitura e cobrar que ela desempenhe um papel que é dela”, justificou o vereador.

Thor também destaca que a coleta seletiva faz bem para a economia, tendo em vista que o resíduo volta para a indústria, diminui custos de produção e poupa o meio ambiente.

Já a logística reversa está prevista na Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e consiste na devolução dos resíduos eletrônicos aos seus fabricantes, para isso, o poder público pode celebrar termos de compromisso com fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, e a comunidade precisa estar consciente do seu papel.

“Com os avanços da tecnologia e a vida moderna vamos ficando cada vez mais dependentes de eletrodomésticos, celulares, computadores, tablets e tantos outros produtos eletrônicos, que não podem ser descartados em qualquer lugar, pois contaminam o solo e os lençóis freáticos. A logística reversa é uma responsabilidade de todos nós”, explicou o vereador Thor.

Estará presente na audiência o professor Luiz Rodriguez Figueroa, integrante do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus II), que fará uma palestra sobre a importância da coleta seletiva e os riscos que o descarte inadequado representa para o meio ambiente. Também estão convidados para participar do debate o Conselho Municipal do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Inclusão Digital, a Coral e a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedea), Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e Serviços Públicos (Sesep).



Da Redação Luciano Reis Notícias, com Assessoria de Imprensa do Vereador Thor de Ninha (PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad