Última Hora

Doria usa cinco softwares de 'big data' para aumentar seu alcance nas redes

[Doria usa cinco softwares de 'big data' para aumentar seu alcance nas redes]

O prefeito de São Paulo, João Doria, usa as redes sociais para pavimentar seu caminho rumo à presidência em 2018. Segundo reportagem da BBC, de forma profissionalizada, cinco softwares usam 'big data' para fazer monitoramento e uma equipe de análise avalia o impacto nas redes sociais de tudo o que ele, que nega ser pré-candidato, fala.
"Nossa função é alinhar o discurso do João para ele ser bem entendido. Ele não vai mudar o que pensa, as propostas, mas vai falar da melhor forma", diz Daniel Braga, que acompanha Doria desde agosto de 2015.
A reportagem detalha que a Social QI trabalha com uma integradora que reúne "entre quatro e cinco" softwares de monitoramento, cujos nomes mantêm em segredo. Em paralelo, utiliza programas como o War Room, um serviço em português criado pela startup Stilingue, que há quatro anos desenvolve a ferramenta por meio do que a ciência da computação chama de "processamento de linguagem natural".
Segundo a BBC, a tecnologia permite o escrutínio das redes sociais - Facebook, Twitter, Instagram -, de influenciadores e de tudo o que é publicado na imprensa. Um volume exponencial de informações que dificilmente seria administrável sem a ajuda de um software, conta o presidente da empresa, Rodrigo Helcer.
Para a política, as aplicações incluem, por exemplo, a gestão de imagem - além de capturar tudo o que é escrito sobre qualquer assunto, o software também faz reconhecimento facial para identificar memes - e a psicometria. ( Luciano Reis & Bnews )

Nenhum comentário