Ouvidoria nos Bairros: iniciativa do governo Joaquim Neto aproxima o poder público das demandas do cidadão em Alagoinhas - Luciano Reis Notícias

ÚLTIMAS

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Ouvidoria nos Bairros: iniciativa do governo Joaquim Neto aproxima o poder público das demandas do cidadão em Alagoinhas

Foto: David Ribeiro-Ouvidor Geral de Alagoinhas
Desde junho deste ano, a gestão pública municipal tem adotado medidas para aproximar o cidadão do poder público: com o programa Ouvidoria nos Bairros, o prefeito tem procurado fazer valer a voz da população para pensar estratégias e organizar os planos municipais.
Ao que parece, tem dado certo. A primeira ação, que aconteceu em junho, no Barreiro, foi avaliada positivamente pela comunidade, que teve a oportunidade de registrar as queixas e também de aproveitar serviços gratuitos de atendimento oferecidos em parceria com empresas e secretarias municipais.


Em julho, a Ouvidoria atendeu mais de mil pessoas na Praça do CEU, em Santa Terezinha e, no início de outubro, prestou 728 atendimentos em Teresópolis. No mês de novembro, mais de mil pessoas foram contempladas pelos serviços da Ouvidoria na Praça Basílio Rufino, no Estevão, sem contar com a edição especial promovida no estacionamento da Prefeitura para estabelecer o diálogo direto entre o prefeito e crianças das escolas municipais, com a “Ouvidoria Kids”.
As ações – nunca antes realizadas em Alagoinhas – pretendem garantir a transparência e a participação popular nas decisões do município, facilitando a organização e o planejamento de acordo com as principais demandas das localidades.
A cada Ouvidoria são oferecidos serviços de atendimento médico, com a unidade móvel de saúde, vacinação, tratamentos de beleza, como limpeza de pele, corte de cabelo e barbearia, além de estandes com representantes das secretarias municipais dispostos a entender os apontamentos locais e a buscar soluções para os problemas destacados, como forma de dar suporte às necessidades das comunidades percorridas.
“Na realidade, eu estou muito feliz. Estou maravilhada com a ouvidoria, porque eu não conhecia. Disseram pra mim que já existia, mas eu não sabia. Nunca ouvi falar que eles fossem aos bairros, fazer essas parcerias. A gente faz nossos pedidos, nossas reivindicações. Então quer dizer, o prefeito não tem condição de ver tudo e saber tudo de Alagoinhas, né? Então a ouvidoria vai de bairro em bairro, chega numa comunidade dessas. Nós reunimos cinco comunidades aqui. Cinco comunidades pra fazer nossas reivindicações, pra fazer PSA. Muito bom. A ouvidoria está de parabéns, realmente”, avaliou Claudia Paranhos, moradora do Estevão há 14 anos, em depoimento registrado em novembro, quando a Ouvidoria se instalou na Praça Basílio Rufino para prestar os atendimentos.
De acordo com o ouvidor David Correia Ribeiro, o objetivo da ação, que vai continuar no próximo ano, é também levar melhorias para a qualidade de vida do cidadão. “Nós trazemos os estandes de todas as secretarias da prefeitura e das autarquias para estarem prestando atendimento ao cidadão. Além disso, nós aliamos aos serviços. Nós estamos com vários parceiros e trazemos serviços que o cidadão, no seu dia a dia, paga, e nós trazemos de forma gratuita.
Serviços na área de beleza, de massoterapia, sorteios de cursos técnicos, de cursos de idiomas, cursos preparatórios profissionalizantes. Trazemos também um atendimento específico na área de saúde de forma gratuita. Oftalmologia, clínico geral, nutrição, psicologia, entre outros”, explicou.


A previsão é de que já no primeiro semestre do próximo ano o programa continue circulando e amplie a área de atendimento, contemplando a mais de 5 mil pessoas das zonas urbana e rural. Segundo o ouvidor, a estratégia é importante no que se refere à utilização de dados reais para a transformação das comunidades locais. “O trabalho não vai parar, pode ter certeza. Em 2018, tem muitas surpresas boas para a nossa população”, garantiu David Ribeiro.

Da Redação/Luciano Reis Notícias, com Secom Alagoinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
TESTE MONERO LUCIANO REIS NOTICIAS