Alagoinhas: Recuperação das estradas vicinais: Prefeito Joaquim Neto visita comunidades rurais de Fazenda Vitória, Cambuí e Tucum - Luciano Reis Notícias
Alagoinhas: Recuperação das estradas vicinais: Prefeito Joaquim Neto visita comunidades rurais de Fazenda Vitória, Cambuí e Tucum

Alagoinhas: Recuperação das estradas vicinais: Prefeito Joaquim Neto visita comunidades rurais de Fazenda Vitória, Cambuí e Tucum

Share This
Foto: Reprodução/ Secom
Após concluir cerca de 13 km de obras nas estradas vicinais, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), o prefeito Joaquim Neto visitou, na segunda-feira (9), as comunidades rurais de Fazenda Vitória, Cambuí e Tucum.
O trabalho realizado na localidade, segundo representantes da SEMAG, compreende o patrolamento, o preenchimento com resíduos, como a brita da Ferbasa, e procedimentos para a recuperação da estrada. De acordo com representantes da Secretaria, também foram utilizados carros pipa e rolos de compressão para melhorar as condições da via que liga Alagoinhas a Teodoro Sampaio.
“Eram regiões que estavam praticamente isoladas. Eu tenho depoimentos de moradores que diziam que levavam cerca de 1h para fazer um percurso de menos de 20km, dado o estado de degradação em que estavam estas estradas, com poças enormes que os ônibus tinham dificuldade de passar, ladeiras em que não subia carro de jeito nenhum, com valas imensas, então foi um grande desafio. Ao sermos solicitados pelas lideranças da comunidade, colocamos isso como prioridade. As gestões passadas se habituaram a trazer apenas uma máquina, patrol, com uma lâmina para passar e tirar as valas, mas que, na verdade, não deixava a estrada em boas condições de circulação”, explicou Geraldo Almeida, secretário de Agricultura do município.
O trecho recuperado pelo poder público inclui uma estrada estadual que, segundo o Secretário, compete ao estado, mas, como estava muito degradada, também recebeu o trabalho da equipe técnica da Prefeitura.
“Esta estrada, antes de ser reformada, eram os carros atolando, ela estreita, os carros que saíam 6h da manhã chegavam a Alagoinhas 7h20. Muito atraso. Depois que eles expandiram a estrada, colocaram material onde estava precisando, agora, de ônibus, são uns 40 minutos. É muito melhor para os carros que estavam quebrando, os ônibus também só viviam quebrando, a região toda de Vitória, Buracica, vai para Alagoinhas, comprar e vender, então acho muito importante essa melhoria da estrada”, afirmou Tânia Simões Guimarães, presidente da associação de Fazenda Vitória.
Para Elizabeth Lima, que mora na região desde que nasceu, a reforma era uma necessidade urgente da comunidade. “É através da estrada que as pessoas levam e trazem suas culturas, né? Levam pra vender, fazem suas compras, e essa estrada ajuda não só a Fazenda Vitória, Buracica, mas Teodoro Sampaio, que transita por essa pista também. É um lugar em que as pessoas vendem suas culturas, então é muito importante que a estrada esteja em dia, esteja boa, para que as pessoas possam transitar”, ressaltou.
A moradora é uma entre as 17.907 residentes rurais de Alagoinhas, contabilizadas pelo levantamento do censo 2010, e está inclusa no percentual de famílias que dependem dessas estradas para dar vazão aos insumos produzidos.
A Bahia detém 15% da agricultura familiar de todo o país e é o estado que possui o maior número de agricultores familiares do Brasil. O setor – que responde hoje por 7% do PIB baiano – conta com mais de 665 mil estabelecimentos rurais de trabalhadores responsáveis por 90% da mandioca plantada no estado.
Gente como Tânia, Elizabeth e muitas outras moradoras, que a SEMAG priorizou quando investiu na reforma das estradas para escoamento da produção das comunidades distantes da sede. Nesse sentido, segundo representantes da Secretaria, o processo de recuperação das estradas foi imprescindível para evitar que se imobilizasse os agentes do campo devido à falta de estrutura para circulação nas vias.
De acordo com o prefeito Joaquim Neto, a iniciativa, que beneficia social e economicamente a região, faz parte do esforço para solucionar um problema ao qual ele garantia mudança desde o período de campanha, e que agora sai do papel para se tornar realidade. “Prefeito que é prefeito tem que conhecer a cidade. É aquele que anda pela comunidade, e não aquele que fica apenas dentro do gabinete. É importante, para mim, estar perto dessas comunidades para sentir as suas carências, às vezes, de coisas simples, como é o muro de uma escola, como é o atendimento médico, o sofrimento deles para chegarem até a sede e serem atendidos na área da saúde, então a gente vai se sensibilizando, vai se mobilizando, vai vendo as demandas e realizando, resolvendo problema a problema. A gente vai deixando a comunidade rural mais assistida”, pontuou.
No total, 12 estradas rurais foram reformadas pela Prefeitura e o Secretário de Agricultura informou que deve divulgar um calendário de entrega das estradas, sempre aproveitando os finais de semana, como recomendação do prefeito. “Sei que as demais comunidades estão ansiosas para que cheguemos a outras localidades. A demanda e a pressão em cima da SEMAG é muito grande, mas nós vamos fazer”, finalizou Geraldo Almeida.

Da Redação/ Luciano Reis Notícias, com Secom Alagoinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

TESTE MONERO Luciano Reis Noticias