Esporte, lazer e promoção à saúde: através do programa “Mova-se”, Prefeitura promove aula de Tai Chi Chuan para grupo de idosas - Luciano Reis Notícias
Esporte, lazer e promoção à saúde: através do programa “Mova-se”, Prefeitura promove aula de Tai Chi Chuan para grupo de idosas

Esporte, lazer e promoção à saúde: através do programa “Mova-se”, Prefeitura promove aula de Tai Chi Chuan para grupo de idosas

Share This


Cultura, Esporte e Turismo (SECET), na última semana, a Prefeitura promoveu, nesta quarta-feira (26), mais uma iniciativa com foco em democratizar o acesso ao esporte e ao lazer no município.
Reunindo grupos de idosos e com apoio de professores e alunos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o poder público organizou uma aula de Tai Chi Chuan na sala do prédio de Educação Física da Universidade.
A intenção, segundo Luiz Claudio, idealizador da proposta e coordenador geral do programa, era desenvolver, em mais uma atividade, o processo de integração, práticas coletivas e aprendizado junto aos grupos da 3ª idade, que compõem um dos eixos de atuação do “Mova-se”.
“O exercício muda tudo. Faz bem para a saúde, faz bem para todos. Pra mim, essa é a melhor aula”, disse Elma de Amorin, 71 anos, que participa do projeto de extensão EPAF (Educar para a Atividade Física), da universidade, desde 2017 e agora se junta a outros colegas, monitores e profissionais para participar das atividades promovidas pelo programa da SECET.
Para a professora Aurelice da Silva, que também faz parte da iniciativa, o programa não traz apenas contribuições no que se refere à atividade física, mas destaca a importância da proposta como ferramenta de transformação social. “Quando a gente está trabalhando com saúde, com práticas corporais, a gente está trabalhando com a sociedade. Quando Luiz chegou apresentando o ‘Mova-se’, eu vi a oportunidade de colocar em prática uma discussão que a gente sempre estava tendo aqui na Universidade, de fazer realmente essa articulação entre o que se discute com os alunos em aula e a comunidade. Muitas ações são criadas de forma independente pela população, mas não têm a orientação profissional. Esse projeto traz essa iniciativa. Acho que, através dele, conseguiremos evidenciar a importância de se desenvolver essas ações que devem ser cotidianas e fazer com que o município vivencie práticas de lazer. A partir do ‘Mova-se’, a partir desse movimento, a gente vai perceber que as pessoas têm voz”, ressaltou.
A SECET informou que um dos intuitos do “Mova-se” é justamente agregar: trazer monitores, conhecimento técnico, aprendizado teórico, dinâmicas, atividades práticas e envolver a comunidade para fomentar ações de promoção à saúde no município.
As atividades contemplam 5 eixos principais: Esporte e Lazer Especial (PROELE), Mais Vida aos Anos para idosos institucionalizados (PROMVIA), Movimenta Alagoinhas (PROMOVA), Mais Vida aos Anos para idosos não-institucionalizados e Esporte e Saúde para uma Vida Saudável e Cidadã (PROEVISC).
No plano de ações, segundo a secretaria, estão previstas também dinâmicas com servidores públicos do município e a intenção é de que, com os 5 segmentos em andamento, o programa atinja pessoas de todas as idades.
A SECET comunicou que já está em fase de encaminhamento de fichas de pesquisa para identificar o interesse dos servidores da Prefeitura em participar do programa e que as atividades com grupos de crianças e adolescentes também devem ser iniciadas a partir da próxima semana. (SECOM)
Confira o álbum de fotos da atividade ministrada nesta quarta-feira:

SECET - Tai Chi Chuan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

TESTE MONERO Luciano Reis Noticias