Nova Praça Rui Barbosa será inaugurada nesta quinta-feira (06) - Luciano Reis Notícias
Nova Praça Rui Barbosa será inaugurada nesta quinta-feira (06)

Nova Praça Rui Barbosa será inaugurada nesta quinta-feira (06)

Share This

Marco da paisagem urbana de Alagoinhas, a Praça Rui Barbosa é também retrato da história da cidade, com suas árvores frondosas que adornam tenras lembranças de várias gerações de moradores e visitantes. Após mais de 12 anos de total abandono, com ação de vândalos e muita sujeira depositada, o que vinha gerando medo e consternação  generalizada, todo esse espaço está sendo devolvido às nossas famílias no dia 6 de outubro, às 20h, após passar por uma grande obra de requalificação.

As intervenções na Praça contaram com recursos de cerca de R$ 2 milhões, provenientes de empréstimo internacional firmado com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e foi conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SECIN). Com seis meses de duração, a obra resgatou urbanisticamente o espaço, que ganhou nova pavimentação, revestimentos de granito, novos bancos, piso podotátil, reforma completa da praça de alimentação, projeto paisagístico, iluminação especial,  fonte com espelho d’ água, playground, palco, pergolados com eucalipto tratado e 16 novos quiosques, que foram entregues aos permissionários já no dia 1º de setembro.
Dentre os novos equipamentos, está previsto, ainda, um memorial em homenagem à Rui Barbosa, intelectual baiano que se destacou como político, advogado, jornalista, diplomata, orador, escritor e que foi o escolhido para dar nome ao nosso mais importante espaço de convivência, construído no limiar do século XX, auge da modernização da  cidade.
A inauguração da praça, além de trazer forte emoção e encanto por conta das memórias  afetivas que todos têm para relatar, permite a retomada da visibilidade de um dos cartões postais da cidade, a valorização do comércio no local e no entorno e a promoção de melhorias para a região central como um todo. Além disso, a renovação desse importante espaço de lazer e de expressões culturais da cidade torna possível estabelecer um circuito urbano requalificado e integrado.
Em visita ao local na fase de finalização das obras, o prefeito, Joaquim Neto destacou o empenho das equipes para cumprir as metas de inauguração e as benfeitorias realizadas no local. “Trabalhamos intensamente para entregar a obra no mínimo de tempo possível e me sinto muito honrado de poder devolver este equipamento público, porque minha infância eu vivi aqui e quero que as crianças desta geração também possam viver bons momentos de lazer na Rui Barbosa”, relembrou o prefeito.
( SECOM )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

TESTE MONERO Luciano Reis Noticias