Ampliação da cobertura em saúde e aquisição de novos equipamentos: Prefeitura implanta serviço de ultrassonografia na Unidade de Reintegração Funcional - Luciano Reis Notícias
Ampliação da cobertura em saúde e aquisição de novos equipamentos: Prefeitura implanta serviço de ultrassonografia na Unidade de Reintegração Funcional

Ampliação da cobertura em saúde e aquisição de novos equipamentos: Prefeitura implanta serviço de ultrassonografia na Unidade de Reintegração Funcional

Share This
A partir desta sexta-feira (5), quem mora em Alagoinhas poderá contar com um novo serviço de atendimento à população na Unidade de Reintegração Funcional (URF), inaugurada em nova sede no ano passado. É que agora, além de reabilitação, acupuntura, fisioterapia adulta e pediátrica, o espaço oferece também o serviço de ultrassonografia à comunidade.
O equipamento próprio, adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), através de emenda parlamentar, é fruto do empenho da Administração Pública, que tem buscado recursos e investimentos para assegurar o atendimento de qualidade prestado à população.
“O que estamos fazendo é fortalecer a Atenção Básica, que é responsabilidade do município. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 80% das responsabilidades e necessidades de saúde dos usuários estão na Atenção Básica. Então fizemos cadastros para a aquisição fundo a fundo de equipamentos e materiais permanentes que serão disponibilizados às unidades e temos desenvolvido propostas que garantam a eficiência dos serviços oferecidos à comunidade”, pontuou o diretor de planejamento da saúde, Edlam de Souza Santos.
Para o secretário municipal de saúde, Moacir Lira, além de ampliar a oferta desse tipo de procedimento no município, a chegada do aparelho de ultrassom e a implantação do serviço na URF trazem novas perspectivas para o diagnóstico de pacientes.
“O suporte diagnóstico é fundamental, então é um equipamento que vem para atender à demanda reprimida que existia, mas também para ampliar a prevenção e garantir a qualidade do atendimento ao cidadão. Precisamos enxergar a Atenção Básica como a porta de entrada do sistema. Quando a Atenção Básica funciona bem, deixamos de sobrecarregar as especialidades. É um equipamento próprio para a realização de diagnósticos precisos, como parte de um trabalho constante desenvolvido para garantir melhorias e assegurar a cobertura em saúde no município”, afirmou o gestor da pasta.
Segundo ele, além do aparelho ultrassom, também foram adquiridos novos equipamentos de fisioterapia, como macas, bicicleta ergométrica, aparelho TENS, para estimulação transcutânea, aparelho produtor de vibração (APV) e infravermelho.
A implantação do serviço de ultrassom será oficializada nesta sexta-feira (5), na Unidade de Reintegração Funcional, a partir das 10h.
O processo de marcações, segundo a secretaria, segue os trâmites e fluxos anteriores. Para agendar o procedimento, o cidadão deve se dirigir à unidade de saúde da sua abrangência, com a solicitação do profissional médico e justificativa expressa no relatório. O processo segue então para a central de regulação e é agendado.
A previsão, de acordo com a SESAU, é de que o fluxo seja facilitado com a informatização das unidades, já em andamento no município. Ainda de acordo com a secretaria, de 25 a 30 ultrassonografias devem ser realizadas mensalmente na URF de Alagoinhas. (SECOM)
Serviço:
Implantação do Serviço de Ultrassonografia e ampliação de equipamentos de fisioterapia da Unidade de Reintegração Funcional (URF)
Data: 05/10/2018 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Unidade de Reintegração Funcional (Avenida Juracy Magalhães, 1004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

TESTE MONERO Luciano Reis Noticias