Estágio curricular, aprendizado e qualificação: Prefeitura assina convênio com o Centro Tecnológico Senhora Santana (CETASS) - Luciano Reis Notícias
Estágio curricular, aprendizado e qualificação: Prefeitura assina convênio com o Centro Tecnológico Senhora Santana (CETASS)

Estágio curricular, aprendizado e qualificação: Prefeitura assina convênio com o Centro Tecnológico Senhora Santana (CETASS)

Share This
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (SESAU), firmou, nesta quarta-feira (3), um convênio com o Centro Tecnológico Senhora Santana (CETASS) para que alunos dos cursos de Enfermagem, Radiologia, Nutrição e Análises Clínicas possam realizar estágio curricular na rede pública, em espaços como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Maternidade e as unidades básicas do município.
Com o documento assinado entre o coordenador de saúde do CETASS, Jorge de Oliveira Silva, e o secretário municipal da pasta, Moacir Lira, a previsão é de que 800 estudantes de nível técnico sejam supervisionados e cheguem para aprender e agregar às ações em saúde no município.
“Vamos ter os alunos do eixo saúde no campo de estágio, que é uma prática curricular de suma importância para garantir que, de fato, esse aluno consiga desenvolver toda parte científica e técnica no ambiente de trabalho. É importante destacar que os estudantes sempre são encaminhados com a supervisão de um profissional de nível superior, que media essa prática curricular, mas é fundamental porque ele vivencia toda a teoria de sala de aula em prática, então é uma parceria muito importante”, explicou Jorge Silva.
Para o secretário de saúde Moacir Lira, a experiência de estágio é potente tanto para a Prefeitura, que tem estagiários oxigenando os serviços, quanto para a instituição, que tem a chance de preparar os alunos de maneira qualificada. “O estagiário de hoje poderá ser o nosso servidor amanhã. Ele já ganha uma intimidade com os serviços, com a lógica, com a rotina, a dinâmica e é muito interessante porque eles podem estar fazendo amanhã os processos seletivos, os concursos, conhecendo a realidade do sistema. Tanto na Atenção Básica quanto na especializada, temos essas portas abertas para que os alunos façam essa inserção. Então, para eles, é uma oportunidade ímpar de qualificação. O serviço público nos traz uma competência muito grande porque propicia o contato com os problemas onde o sofrimento ocorre e gera aprendizados na prática, diariamente”, enfatizou.
A dica de Moacir Lira, para os estudantes que se inserem agora nos estágios da rede, é que aproveitem ao máximo a chance de imersão no serviço público para a qualificação.
A SESAU informou que a secretaria está aberta à perspectiva dos estágios, convênios e parcerias que têm como foco a formação e qualificação profissional, desde que devidamente formalizados os termos por meio da secretaria de planejamento, via Núcleo de Educação Permanente em Saúde.
O convênio assinado será publicado em Diário Oficial ainda esta semana. ( SECOM )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

TESTE MONERO Luciano Reis Noticias