Prefeitura reinaugura Unidade de Saúde do Estevão, completamente requalificada pela gestão - Luciano Reis Notícias
Prefeitura reinaugura Unidade de Saúde do Estevão, completamente requalificada pela gestão

Prefeitura reinaugura Unidade de Saúde do Estevão, completamente requalificada pela gestão

Share This
Com foco em suprir as demandas e necessidades da Atenção Básica, porta de entrada do sistema de saúde, e garantir a prestação de serviços de qualidade tanto na zona urbana quanto na zona rural, a Prefeitura reinaugurou, na manhã desta quinta-feira (4), a Unidade de Saúde do Estevão, completamente reformada pela gestão.
No total, foram investidos R$ 35 mil reais de recursos próprios do fundo municipal e o espaço conta agora com sala médica, consultório odontológico, farmácia, sala de vacina, bancada para a administração de imunobiológicos, sala de enfermagem e expurgo, e a unidade foi completamente retelhada após a reforma.
“Já tem mais de 20 anos que eu moro aqui e estou achando ótimo, maravilhoso! Estávamos precisando de muitas coisas aqui!”, disse a moradora Vila Cerqueira, após o evento de reinauguração no povoado.
Para a também moradora Rosa dos Santos, são mudanças significativas para comunidade. “Antigamente, para a gente conseguir um médico aqui era um sacrifício. Muitas vezes eu fui para Salvador. Hoje, graças a Deus, a gente consegue as coisas”, desabafou.
Na visão de Rilvonete de Oliveira Barreto, é mais um benefício chegando à população. “Está trazendo assistência para o povo de Alagoinhas. Estou aqui desde 2006 e antes o posto estava todo deteriorado”, comentou.
O secretário de saúde do município, Moacir Lira, falou sobre a satisfação de entregar uma unidade totalmente requalificada à comunidade e destacou que a intervenção não é pontual.
“Garantir a cobertura em saúde é um dever nosso, é compromisso do município, é uma causa abraçada pelo nosso prefeito, do acolhimento, da humanização. Estamos valorizando, com um olhar especial, a zona rural, tanto é que hoje temos Estevão e amanhã já estaremos em Narandiba. A gente sabe que não é fácil fazer saúde. Vivemos dias de subfinanciamento do SUS. Costumo dizer que temos demandas infinitas e recursos limitados, mas trabalhamos com uma equipe competente, potente, guerreira, motivada, que tem nos permitido avançar em muitas frentes da saúde. Só nesta semana, poderemos contabilizar 4 grandes entregas e já temos também uma agenda positiva de atividades para divulgar”, afirmou.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a reforma da unidade não beneficia apenas a comunidade do Estevão, mas as abrangências de Papagaio I, Papagaio II, Vila São João, Macaquinho e Calu, e a moradora que, há anos, doou o terreno onde foi construída, inicialmente, a unidade, falou emocionada sobre a sensação de ver o local reformado. ( SECOM )
“No momento, eu não consigo encontrar palavras para exprimir o que estou sentindo. Sou moradora daqui há mais de 60 anos, conheço todas as pessoas daqui do Estevão e das comunidades vizinhas. Sempre vivi aqui e sempre vi também essa necessidade. Há muitos anos, quando aqui ainda não tinha posto médico, eu doei essa área aqui. De lá em diante, foi aumentando e, graças a Deus, estamos aqui vendo essa realização hoje. Fico muito feliz”, ressaltou Dona Maria Natividade Ferreira, de 79 anos.
O prefeito Joaquim Neto enfatizou que a gestão está sensível às necessidades da população e que o intuito é justamente ampliar e facilitar o acesso dos munícipes aos serviços do setor, imprescindíveis à população. “Temos trabalhado muito, diariamente, e a saúde tem sido uma prioridade do nosso governo. Hoje eu vejo essa unidade e fico imaginando quantas pessoas serão beneficiadas, quantas vão passar por aqui. É com satisfação que entregamos a unidade reformada e nos comprometemos a trazer ainda mais melhorias, intervenções e obras à nossa cidade”, pontuou.
Estiveram presentes no evento os vereadores Luciano Almeida, Gode, Raimunda Florencio e Jorge da Farinha.
A SESAU informou que, além da Unidade de Saúde da Família do Estevão, reformada, reinaugura, nesta sexta-feira (5), a Unidade de Narandiba, às 8h. Em seguida, a partir das 10h, a pasta reúne representantes do setor para a solenidade de implantação do serviço de ultrassonografia na Unidade de Reintegração Funcional (URF) e às 11h30, no estacionamento da Prefeitura, a secretaria entrega 2 veículos à Atenção Básica.
A diretoria de planejamento em saúde comunicou também que deve entregar, ainda neste semestre, a nova base do SAMU e a sede da Vigilância.
Confira o álbum de fotos:

SESAU - Reforma do Posto de Saúde - ESTEVÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

TESTE MONERO Luciano Reis Noticias