Luciano Reis Notícias : Centro de Cultura de Alagoinhas recebe sétima edição da Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano

ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

Centro de Cultura de Alagoinhas recebe sétima edição da Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano

terça-feira, 20 de novembro de 2018

/ by REDAÇÃO
Foto: Centro de Cultura de Alagoinhas

(Reprodução)
“Sabe-se que a cultura é dinâmica e que esse dinamismo provoca grandes revoluções. É com o intuito de catalisar essas revoluções que objetivamos compilar uma mostra de trabalhos para conhecer e explorar nosso território”, enfatiza Tárcio Mota, coordenador do Centro de Cultura de Alagoinhas, sobre a sétima edição da Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano. O evento, que acontece de 26 de novembro a 2 de dezembro, será sediado no Centro de Cultura de Alagoinhas, um dos 17 equipamentos culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), mas contará também com programações em 20 municípios do entorno.

A abertura oficial do evento será dia 26, às 19h, com a inauguração das exposições Caldo do Sisal (com curadoria de Toni Carvalho),  Cobra Verde (com curadoria de Adriano Machado), SIMILARIDADE: um canto ao entardecer dos corpos (com curadoria de Pinho Blures) e Iwópó Dudu (com curadoria de Tina Melo), no foyer do Centro de Cultura de Alagoinhas. A visitação é gratuita. Às 19h30, o público também confere gratuitamente a apresentação da Orquestra Santo Antônio.
A principal novidade deste ano são as ações descentralizadas, a exemplo das oficinas nos Pontos de Cultura de Pedrão e Esplanada, e as aditividades que ocorrerão em escolas, associações de bairros, terreiros, dentre outros espaços que dialoguem com a proposta da Sema de Arte. Há ainda dois grandes destaques em 2018 que são a Virada Cultural, no dia 1 de dezembro, que abrigará dezenas de artistas do território em mais oito horas de ação, e o Festival da Cultura Popular, no domingo (2), marcando o encerramento do projeto.

Neste ano, o tema da programação é Cultura Popular: o Ser, o Saber e o Fazer do Povo, diz respeito às tradições culturais populares do território do agreste e litoral norte da Bahia. “Estamos tratando de um tema que se relaciona bastante com a realidade cultural do nosso território de identidade”, explica Mota, que acredita que há como imaginar o Centro de Cultura de Alagoinhas apenas como um espaço cultural pertencente apenas à cidade de Alagoinhas, mas sim, um lugar de invenção de todo o território. Isso inclui o imaginário e hábitos da cultura regional e urbana, que “são formas de manifestação intrinsecamente relacionadas ao anônimo, ao coletivo, ao espontâneo, à tradição e à oralidade do nosso povo”, pontua o coordenador.

A Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano é um dos projetos estratégicos coordenados pelo Centro de Cultura de Alagoinhas. A primeira edição do projeto, Semana de Arte de Alagoinhas e Região, aconteceu em maio de 2010. Naquele ano houve uma programação centrada em atrações apresentadas por grupos de Alagoinhas, Pojuca e Salvador.
Em 2011, a proposta se consolidou, abrangendo um número maior de municípios do território, bem como manifestações e linguagens artístico-culturais distintas. Com isso, o evento passou a ser denominado como Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano. O evento tem se apresentado como um grande reduto potencializador da criação de referencial para artistas do Território, tanto no que tange mostra de trabalho como formação e amadurecimento artístico. Confira a programação completa
Foto: Centro de Cultura de Alagoinhas

(Reprodução)




Da Redação- Luciano Reis Notícias, com informações da Ascom Centro de Cultura de Alagoinhas

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
Desenvolvimento by Agência Ideia...