Primeira operação contra governo Lula volta ao STJ quinze anos depois - Luciano Reis Notícias
Primeira operação contra governo Lula volta ao STJ quinze anos depois

Primeira operação contra governo Lula volta ao STJ quinze anos depois

Share This
Foto: Divulgação
Primeira grande operação que atingiu o governo Lula (PT), a Operação Anaconda volta ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) 15 anos após a sua deflagração. 
De acordo com a Folha, a Corte irá julgar recurso do Ministério Público Federal contra a absolvição sumária do subprocurador-geral da República aposentado Antonio Augusto César e do ex-agente da Polícia Federal Cesar Herman Rodriguez, acusados de corrupção passiva.
A operação desmantelou uma quadrilha integrada por juízes federais, delegados e agentes da PF, além de advogados e empresários acusados de negociar decisões judiciais na Justiça Federal da 3ª Região (SP e MS).
Em dezembro de 2004, o agente da PF Rodriguez foi condenado pelo Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região à pena de três anos de reclusão e perda do cargo, condenação igual à aplicada ao ex-juiz federal João Carlos da Rocha Mattos, considerado o mentor da quadrilha.
Em 2003, a Folha revelou que o subprocurador-geral havia atuado junto com Rocha Mattos em 1989 para o arquivamento do chamado “Caso Cobrasma”, fraude na maior emissão de ações realizada nos anos 80.
Em 2012, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça negou recurso interposto por Antonio Augusto Cesar contra decisão que cassara o foro por prerrogativa de função e determinara a remessa dos autos à Justiça Federal de primeira instância em São Paulo.
Ele alegara que havia se aposentado, mas ainda gozava do foro privilegiado, em razão da garantia de vitaliciedade conferida aos membros do Ministério Público de São Paulo.
Antonio Augusto César foi acusado de ligação com o esquema de venda de sentenças na Justiça Federal, uso de laranjas em imóveis e veículos e sonegação de impostos.


Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Metro 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

TESTE MONERO Luciano Reis Noticias