ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

Jacobina: após oito dias, incêndio em área de preservação ambiental é debelado

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

/ by Luciano Reis Notícias
[Jacobina: após oito dias, incêndio em área de preservação ambiental é debelado]

Após oito dias, foi debelado o incêndio que atingiu uma área de preservação ambiental na Serra da Macaqueira, no Parque Municipal das Macaqueiras, em Jacobina, Centro Norte Baiano, no domingo (20). O tamanho da área destruída ainda é desconhecido. Mas, a Grota do Brito, onde fica a Cachoeira da Viúva, chegou a ser atingida. 
Segundo a prefeitura, foi solicitado o apoio aéreo ao Governo Estadual, mas o mesmo não foi disponibilizado, o que dificultou a ação de combate e monitoramento. O monitoramento foi feito até a tarde desta terça-feira (22), com uma nova equipe do Corpo de Bombeiros Militar, sob o comando do Tenente Luz, que chegou na noite de domingo (20) em substituição a equipe do Tenente Rocha e a equipe da prefeitura.
As chamas iniciaram no domingo (13). No mesmo dia, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foi acionado pelo secretário de Meio Ambiente, Daniel Moura. “Logo quando soubemos do incêndio, nos deslocamos até o local e percebemos que já havia tomado grandes proporções. Então, mobilizamos brigadistas voluntários que foram essenciais para o sucesso da ação. Entramos em contato com o comandante do subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Senhor do Bonfim, o tenente Rocha, que prontamente nos atendeu com um efetivo na segunda-feira (14). A Yamana Gold também atendeu à solicitação e disponibilizou sua Brigada de Emergência na terça-feira (15)”, detalhou. 
Ainda de acordo com o secretário, o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) também apoiou com o monitoramento e fiscalização na terça-feira (15), além da Guarda Civil Municipal.
Segundo o prefeito Luciano Pinheiro (DEM), o local em que o incêndio iniciou trata-se de uma área de preservação e se alastrou para dois lados, dentre eles a Grota do Brito. “Causando grande prejuízo a fauna e a flora. Existia também a preocupação com a segurança dos moradores que residem na comunidade do Brito. Graças ao esforço e a colaboração de todos os envolvidos, o incêndio foi controlado evitando que os prejuízos fossem ainda maiores”, ressaltou Pinheiro. ( Luciano Reis & Bnews )

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo