ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

Prefeitura de Alagoinhas dá início às atividades do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

/ by Luciano Reis Notícias
Foto: Reprodução/ Secom
Conhecida por ter a segunda melhor água do mundo, Alagoinhas está prestes a dar um salto inédito nas  áreas de educação ambiental e preservação dos recursos naturais. Durante toda a semana, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA) esteve reunida com a Adagri Prestacão de Serviços Ambientais para alinhar as diretrizes que nortearão o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), programa que prevê a remuneração (financeira ou por serviço) a produtores rurais que contribuírem com  a recuperação das matas ciliares, e que ajudem a evitar o processo de contaminação das águas nas suas propriedades.


Implementada no segundo semestre do ano passado, com a medida, Alagoinhas se torna o 2º município do estado a adotar o programa, em uma ação pioneira na história da cidade e entre as iniciativas  brasileiras. De acordo com Volney de Souza, da Adagri , empresa de consultaria contratada para a execução do PSA ,  a ideia é criar uma politica pública de programa de serviços ambientais na cidade, com foco na recuperação e conservação dos recursos hídricos. “Este programa de serviços ambientais  tem um significado diferenciado para Alagoinhas, onde a água tem um fim econômico. E atuando diretamente por meio do incentivo ao pequeno e médio produtor, o município avança tanto na proteção quanto na educação ambiental, uma vez que um dos nossos objetivos é que eles se tornem multiplicadores destas práticas”, explica o consultor.

Foto: Reprodução/ Secom

De acordo com a SEDEA, a minuta da lei que institui o programa no município já está finalizada e aguarda votação pela Câmara de Vereadores, o que deverá acontecer no próximo mês.  O passo seguinte é a formação do comitê gestor, que elaborará o edital para a seleção dos produtores. “O Pagamento de Serviços Ambientais será responsável por remodelar o conceito de uso da água na cidade e uma ferramenta de extrema importância no processo de revitalização dos corpos hídricos do município”, pontua o secretário da pasta, José Edésio Cardoso” . As equipes irão atuar no mapeamento das microbacias, e com os passivos definidos, definiremos as metas de trabalho”, completa o secretário.

Foto: Reprodução/ Secom



Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
Desenvolvimento by Agência Ideia...