ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

Alagoinhas: ações de prevenção a alagamentos chegam aos bairros Mãe Cirila e Rua do Catu

quarta-feira, 6 de março de 2019

/ by REDAÇÃO
Foto: Divulgação/ Secom
Os trabalhos de prevenção aos danos que as chuvas podem trazer ao município continuam. Atendendo a uma reivindicação dos moradores, uma força tarefa formada pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura (Secin), de Serviços Públicos (SESEP), de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), iniciou, nesta quinta-feira (28) a execução da limpeza e retirada do lixo, entulhos e vegetação que crescia e avançava para a Lagoa da Feiticeira, na Rua do Catu, e nesta sexta-feira (1º), foi instalada  uma bomba na Lagoa da Mãe Cirila, o que evitará os alagamentos que afetam  as ruas do entorno.
Em visita técnica realizada na quarta-feira(27), a SECIN também iniciou o levantamento topográfico das áreas onde serão implantadas ações de melhoramento do sistema de drenagem no entorno da Lagoa Mãe Cirila, local onde existe uma área verde que naturalmente terá a função de bacia de amortecimento. Com base no diagnóstico, dentre outras ações, está no no planejamento da secretaria, a implantação de uma Ponta de Ala para captar todas as águas oriundas da bacia de amortecimento, que serão  conduzidas por uma rede de drenagem nova em PEAD de 800 mm, até a Rua Manoel Vitorino. A partir daí, será executada a limpeza de bocas de lobo, poços de visita e tubulações com o uso do hidrojato e limpa-fossa, até a Lagoa da Feiticeira.

De acordo com as secretarias que formam a força-tarefa, na Lagoa da Feiticeira, foi identificado a necessidade do conserto do quadro elétrico que alimenta as bombas de recalque, um problema que vem provocando alagamento no entorno da Estação Elevatória.
“Percorrendo o circuito da Mae Cirila até à Lagoa da Feiticeira, observamos a necessidade de uma limpeza pelo volume de lixo e entulho às margens da lagoa, serviços que estão sendo feitos em parceria com SESEP e SEDEA . Após a lagoa, existem canalizações até a Rua Tiradentes e pontos de obstruções por conta da existência de casas que foram construídas em cima das galerias e canais. Nesta área, teremos que realizar as desobstruções manualmente. Seguimos o circuito até o canal que deságua embaixo do viaduto do complexo viário da Rua Catu e a partir deste ponto, faremos, também, a limpeza do Rio Catu até o centro da cidade”, explicou a secretária interina da Secin,Virgínia Rios.
Trabalho contínuo
Visando a redução do impacto das chuvas de verão que se aproximam da cidade, desde o final de janeiro, a prefeitura, por meio Secretaria de Serviços Públicos(SESEP), vem realizando serviços de limpeza de canais, córregos, sarjetas, bueiros, bocas de lobo, monitoramento e manutenção em diversos pontos onde poderiam ocorrer alagamentos. Até o momento, além da Mãe Cirila e Rua do Catu, as equipes já passaram pelo Canal do Silva Jardim, Rua da ACRA, Parque da Jaqueira, Rua São José e por todo o centro da cidade.

Foto: Divulgação/ Secom



Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
Desenvolvimento by Agência Ideia...