>
Luciano Reis Notícias : Democratizando o acesso ao esporte e ao lazer: Prefeitura promove aula temática nos bairros com programa que já atende a mais de 2 mil pessoas

ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

Democratizando o acesso ao esporte e ao lazer: Prefeitura promove aula temática nos bairros com programa que já atende a mais de 2 mil pessoas

sexta-feira, 1 de março de 2019

/ by REDAÇÃO

Em mais uma iniciativa de fomento às práticas esportivas no município, a Prefeitura, que iniciou as atividades do programa “Mova-se” em outubro do ano passado, retomou as aulas, este ano, e promove, durante a semana, aulas temáticas nos bairros contemplados pelo programa, agitando o clima pré-carnaval em Alagoinhas.
No Parque das Jaqueiras, mais de 100 pessoas se reuniram para a atividade, na última quarta-feira (27), e a previsão é de que a aula temática seja ministrada também no Mangalô, nesta sexta (1).

“A iniciativa da aula temática foi sugestão de uma participante do grupo aqui do Parque das Jaqueiras. As pessoas se motivaram, se caracterizaram e trouxeram frutas para relembrar o carnaval da época. Aqui hoje está sendo maravilhoso ver essas pessoas motivadas, relembrando um baile antigo, marchinhas de carnaval. O programa tem a intenção, desde a idealização, de cuidar das pessoas. Isso significa dizer que temos uma responsabilidade grande em proporcionar esse momento de prática esportiva e lazer, atentando para as particularidades de cada indivíduo. É muito bom ver o programa se expandindo em todos os eixos”, afirmou o coordenador geral da iniciativa, Luiz Claudio.
Foto: Roberto Fonseca
Além das atividades nos bairros, o “Mova-se” contempla, com dinâmicas e exercícios, servidores municipais, lares de idosos e estudantes da rede municipal de ensino em 5 segmentos específicos: Esporte e Lazer Especial (PROELE), Mais Vida aos Anos para idosos institucionalizados (PROMVIA), Movimenta Alagoinhas (PROMOVA), Mais Vida aos Anos para idosos não-institucionalizados e Esporte e Saúde para uma Vida Saudável e Cidadã (PROEVISC).
Todas as ações do programa, que passa semanalmente pelos locais contemplados, são supervisionadas por monitores que fazem o acompanhamento das alterações morfológicas e funcionais, estimulando os participantes à prática de novas atividades.
“Eu tinha uma dor e uma inflamação no joelho que nunca saiu e, durante esse período, que estou fazendo os exercícios, não sinto mais dores. Antigamente, as pessoas faziam atividades por vaidade, para emagrecer, por estética, e hoje a maioria das pessoas tem que priorizar o exercício físico para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças. Estou gostando muito”, pontuou Railda Gonçalves de Santana, moradora do Parque das Jaqueiras.
No auge dos 81 anos de idade, Dona Darcy Andrade dos Santos, que foi para a aula temática completamente caracterizada com as cores do carnaval, concorda. “Participo desde que começou. Eu moro aqui perto. Pra mim, é uma verdadeira maravilha, porque eu sou diabética há 50 anos. Eu gostaria até que fosse mais vezes por semana, dia sim, dia não. Estou porque preciso e é muito bom, é importante para a gente”, afirmou.
Foto: SECOM
Quem acompanhou Dona Darcy na dança desta quarta-feira foi a também participante do programa Eurídice Souza, que acrescentou “não só para a saúde, mas funciona também como uma terapia. A gente interage, se anima, conhece pessoas”.
Para Jaciara de Jesus, que frequenta assiduamente as aulas, não é diferente. “Estou adorando. A prefeitura está de parabéns. Estou melhor, mais disposta, uma maravilha! Com o Mova-se, conheci gente que eu nem sabia quem era”, disse a moradora.
Foto: Roberto Fonseca
Na quadra do Parque das Jaqueiras, as aulas do programa acontecem às segundas e quartas, às 17h30. Todas as atividades são abertas ao público e os interessados passam por uma anamnese antes de ingressar ao programa.
Além do Parque das Jaqueiras, os bairros Novo Horizonte (Mangalô), Santa Isabel, Jardim Petrolar, Campo Belo, Jardim das Hortências e Santa Terezinha estão sendo beneficiados pelo programa.
Foto: Roberto Fonseca
No total, mais de 2 mil pessoas são contempladas pela iniciativa.
O intuito, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), é expandir a área de atuação e atender, semanalmente, a um número ainda maior de pessoas de todas as faixas etárias no município. ( SECOM )

Foto: Roberto Fonseca

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
Desenvolvimento by Agência Ideia...