ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

Catu: Professor do IFBaiano vai à Europa participar de programa

terça-feira, 9 de julho de 2019

/ by REDAÇÃO
Foto: Divulgação / IFBaiano
O professor Francisco Neto, do campus Catu do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), é um dos vinte professores brasileiros que atuam no Ensino Médio, escolhidos pela Escola de Física do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN). O baiano é o único representando o estado no evento que vai acontecer entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro de 2019 em Lisboa e em Genebra.

O laboratório do CERN é um dos maiores do mundo e berço de estudos notórios sobre o mundo da física. A ideia do programa é expandir os conhecimentos de professores falantes de língua portuguesa na área da física moderna através de visitas a instalações e laboratórios, realização de cursos e palestras e sessões experimentais. 

Para ir ao CERN, Francisco submeteu uma proposta de trabalho que será executada no IF Baiano quando voltar. Ele pretende compartilhar o aprendizado com as outras 14 unidades do Instituto. “Notei que os alunos do curso têm terminado o ensino médio sem ter conhecimentos que são básicos para um profissional de química, como o que é radioatividade, o que é decaimento radioativo, quais são as sub-partículas que existem, etc, e esse conhecimento é de extrema importância hoje em dia, pois dispositivos que utilizam esse conhecimento estão presentes em nosso cotidiano”, defende o professor. 

Segundo o docente, participar do programa será uma oportunidade de observar de perto uma área que sempre o fascinou: a física de partículas. “Quando você começa estudar a 'física do micro', começa a ver as coisas de uma outra perspectiva, tudo muda, é um novo universo. Então, é como se você estivesse estudando uma nova física que não vê no seu dia a dia”. 




Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Bahia Notícias. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
Desenvolvimento by Agência Ideia...