Luciano Reis Notícias : 18 dos 20 municípios mais violentos do Brasil estão no Nordeste e Norte

ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

18 dos 20 municípios mais violentos do Brasil estão no Nordeste e Norte

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

/ by REDAÇÃO
Foto: Reprodução
Uma pesquisa realizada com 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017 mostra que as cidades mais violentas estão localizadas no Norte e no Nordeste do país. De acordo com o Atlas da Violência, divulgado nesta segunda-feira (05/8) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 18 dos 20 municípios mais violentos estão localizados nas regiões citadas acima.
 
Maracanaú, no Ceará, é município mais violento do Brasil. Foram registrados pelo levantamento 145,7 homicídios para cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar está Altamira, no Pará, cidade onde 62 presos foram mortos no massacre do Centro de Recuperação Regional. Altamira é um dos quatro municípios do Pará, que integram a lista dos 20 mais violentos.

Segundo o estudo, o crescimento das mortes nas regiões Norte e Nordeste foi influenciado pela guerra do narcotráfico, a rota do fluxo das drogas e o mercado ilícito de madeira e mogno nas zonas rurais.
A pesquisa também mostra que o estado de São Paulo tem 14 das 20 cidades menos violentas. A cidade mais pacífica do Brasil, de acordo com o Atlas da Violência é Jaú (SP), que tem uma taxa de 2,7 homicídios para cada 100 mil habitantes. Indaiatuba e Valinhos, também situadas em São Paulo, ocupam o segundo e o terceiro lugar na lista,
Centro-Oeste
Na região Centro-Oeste, o estado com a maior taxa de mortes violentas foi o Goiás, com 43,9, seguido por Mato Grosso (34,3), Mato Grosso do Sul (25,7). O Distrito Federal ficou em quarto lugar, com 20,5. Brasília, no entanto, é uma das capitais menos violentas.

A capital do país só perde para Campo Grande (MS) e São Paulo (SP). A lista das capitais mais violentas segue o mesmo padrão da lista dos municípios e mostra que as metrópoles também estão localizadas nas regiões Norte e Nordeste. Fortaleza (CE), Rio Branco (AC) e Belém (PA) integram as três primeiras posições do ranking. 



Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Correio Braziliense. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
Desenvolvimento by Agência Ideia...