Luciano Reis Notícias : Alagoinhas: Fórum de Cidades Digitais apresenta inovações e casos de sucesso no uso de tecnologia na gestão pública

ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

Alagoinhas: Fórum de Cidades Digitais apresenta inovações e casos de sucesso no uso de tecnologia na gestão pública

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

/ by REDAÇÃO
Foto: Roberto Fonseca
Desafio urgente imposto pelo crescimento urbano, o debate sobre a modernização  da gestão pública e a ampliação da oferta de serviços eletrônicos e de canais de relacionamento com a população reuniu prefeitos e gestores públicos durante todo o dia de quinta-feira (8/8), no IFBaiano, para a realização do I Fórum de Cidades Digitais do Nordeste Baiano, evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal e Sebrae-BA.

Foto: Roberto Fonseca

Um dos casos de sucesso apresentados, com o projeto Alagoinhas Cidade Digital, que começou a ser desenvolvido no início da gestão Joaquim Neto, o município hoje ocupa posição de vanguarda regional na área de tecnologia da gestão pública, colaborando para que fosse o único da Bahia a sediar o fórum da Rede de Cidade Digital, instituição que fomenta, desde 2013, o uso estratégico das tecnologias da Informação e Comunicação, contemplando mais de mil municípios em sete estados.
Foto: Roberto Fonseca
Viabilizados por meio de um trabalho conjunto entre as secretarias e Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso – CAD, a prefeitura implantou o Portal da Transparência Municipal, o Sistema Eletrônico do Serviço Informação ao Cidadão – e-SIC e o novo Sistema de Ouvidoria – e-OUV. O e-SIC, além da inclusão digital através da disponibilização de internet gratuita nos espaços públicos. Os próximos passos serão a implantação de uma rede própria de fibra óptica para conectar os prédios públicos, a adoção da Prefeitura Sem Papel e a criação de um aplicativo que receba as demandas da população, possibilitando o agendamento de consultas na saúde e matrículas online.
Um dos resultados obtidos após a implementação do Portal da Transparência Municipal, foi a subida no Ranking da CGU para a 7ª colocação em transparência no estado. “Alagoinhas é hoje um polo em diversas áreas que precisa da inovação e da tecnologia para avançar cada vez mais. Recebemos um prêmio no evento de Feira de Santana e agradeço à toda a organização do evento e à dedicação do diretor do nosso diretor do DTI, Jorge Félix e de toda a sua equipe por Alagoinhas estar hoje sediando o fórum”, destacou o prefeito Joaquim Neto.
Foto: Roberto Fonseca

Para o Coordenador – Geral de Infraestrutura e Tecnologia da Secretaria de Ciências e Tecnologia da Bahia, Grinaldo Lopes,o componente cultural é o fator mais interessante para que se possa plantar a semente da inovação “Hoje vivemos num tempo moderno que a tecnologia esta diretamente associada ao dia dia das pessoas, e se imagina que a tecnologia só esteja presente nos grandes centros urbanos, mas isso não é verdade. Hoje toda e qualquer cidade é capaz de desenvolver sua proprias soluções e usá-las  para melhorar vida do cidadão.Temos um estado do tamanho da França com cidades bastante  diferentes, mas com a  missão de prestar bons serviços e eventos como esse acabam criando um componente cultural, um aumento do nível de exigência para que os governos prestem melhores serviços utilizando a tecnologia”, frisa o especialista.
Outro destaque apresentado foi o uso das redes sociais de forma qualitativa para chegar ao cidadão pela Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais de Conceição de Coité. “ Nós usamos bastante  o Facebook, que é  maior rede social do mundo e chegamos a alcaçar 40 mil pessoas numa cidade de 70 mil habitantes, de forma 100% orgânica, utilizando muitos vídeos e conteúdos que engajam a população”, explica a titular da pasta, Sara Ramos.
Amargosa também é um dos município que tem utilizado a tecnologia para melhorar a gestão pública, com destaque para o SIM (Sistema Integrado de Informação Municipal), ferramenta utilizada pelos setores estratégicos da administração pública nas áreas de atendimento ao cidadão, almoxarifado, compras, diárias, financeiro, licitações, gestão de pessoas, patrimônio, protocolo e vigilância sanitária. “O avanço das tecnologias está nos colocando o desafio como a gente pensa e atua na gestão pública”, afirmou o prefeito Júlio Pinheiro.

Projetos Inovadores – Sete municípios receberam o título de Projeto Inovador, por iniciativas tecnológicas em andamento nas localidades. Conforme explica o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é valorizar os gestores que entendem a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação para maior eficiência dos serviços prestados. “Tecnologia deve ser vista como estratégica para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, lembra.
Projeto Inovador – Nordeste Baiano
Alagoinhas – Portal da Transparência
Amargosa – Desburocratização da Gestão Municipal
Conceição do Coité – Comunicação Digital
Euclides da Cunha – Sistema próprio de regulação em Saúde
Irecê – Modernização do Site Institucional
São Francisco do Conde – Prontuário Eletrônico
Nova Fátima – SIGIP – (Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial)


Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
Desenvolvimento by Agência Ideia...