Luciano Reis Notícias : “Pai merece cuidado”: Com apoio do poder público municipal, ação integrada junto a associações levou atendimentos gratuitos à população nesta terça-feira (6)

ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

“Pai merece cuidado”: Com apoio do poder público municipal, ação integrada junto a associações levou atendimentos gratuitos à população nesta terça-feira (6)

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

/ by REDAÇÃO

Organizada pela Associação de Cabeleireiros de Alagoinhas e região, em parceria com a Associação de Oncologia Nova Vida, com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), a ação desta terça-feira (6), realizada no estacionamento da Prefeitura, levou atendimento médico, odontológico, aferição de pressão, glicemia, teste rápido, vacinação, atendimento dos programas sociais e corte de cabelo gratuito à população, das 8h às 12h.
Os atendimentos, direcionados aos pais, em decorrência da data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar paterna, fazem parte da proposta de unir esforços entre poder público, associações e comunidade em geral para falar sobre cuidado, debater prevenção, direcionar orientações, democratizar o acesso a atendimentos diversos e proporcionar momentos de compartilhamento, aprendizado e promoção à saúde.
Foto: Roberto Fonseca
A iniciativa não é pontual. Com o projeto “Beleza para Todos”, a Associação de Cabeleireiros de Alagoinhas e região já desenvolve, no âmbito municipal, ações com foco na autoestima e conta com o apoio de colaboradores voluntários para levar cortes de cabelo, barba e manicure à população, seja em lares de idosos, instituições ou eventos abertos ao público.
Desta vez, a Associação de Cabeleireiros se uniu à Associação de Oncologia Nova Vida e à Prefeitura para levar atendimento gratuito a quem precisa. Embora os atendimentos estivessem voltados aos pais, especificamente nesta terça-feira, todos os serviços foram abertos à população em geral.
Foto: Roberto Fonseca
“Há mais de 25 anos que eu vou para os lares, gosto muito de cuidar dos meus idosos. Desde quando começou a associação, em 10 de janeiro de 2017, estamos nessa luta. Hoje a ação é ‘Pai merece cuidado’. Viemos fazer uma ação direcionada aos pais, mas as mães também estão aproveitando a oportunidade. Ver a pessoa feliz é o nosso foco”, pontuou a presidente da Associação de Cabeleireiros, Rita de Cássia dos Santos Nascimento.
Foto: Roberto Fonseca
Para Ana Lopes da Silva, presidente da Associação de Oncologia e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, a ação contribui para chamar a atenção sobre os cuidados à saúde e para alertar a população quanto às doenças silenciosas. “É bom chamar a atenção dos homens, que costumam ficar muito calados, porque eles também precisam de cuidados. Temos, no próximo domingo, a comemoração do Dia dos Pais, então nada melhor do que uma ação desse tipo em uma semana de homenagem a eles”, salientou.
Segundo a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, que participou da ação, são atendimentos que contemplam não apenas o público masculino, mas a comunidade em geral. “Temos trabalhado com foco em fazer valer políticas públicas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais. Essa integração, entre instâncias municipais, população e associações é fundamental para que possamos avançar e discutir, cada vez mais, formas de chegar ao cidadão, que é o nosso objetivo. A Secretaria de Saúde apoia essas iniciativas e une esforços a essas associações que atuam diretamente e desempenham importante papel em Alagoinhas”, acrescentou a gestora da pasta.
Pedro Vieira dos Santos, de 69 anos, que aproveitou a oportunidade, no estacionamento da Prefeitura, para dar um retoque no bigode e cortar o cabelo, aprovou a iniciativa. “Gostei muito. Está muito bom e fui bem atendido”, relatou.
Fabiana de Jesus, de 23 anos, que passava pelo centro da cidade, aproveitou para colocar em dia a consulta médica, na unidade móvel que também esteve presente na ação.
“O atendimento está sendo ótimo. Tudo organizado, sem bagunça, está tudo bom”, ressaltou.
Foto: Roberto Fonseca
Além da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, também participaram da ação profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Administração Municipal informou que apoia o trabalho de associações com resultados efetivos para a comunidade. ( SECOM )
Confira as fotos desta terça-feira:
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
Desenvolvimento by Agência Ideia...