>
Luciano Reis Notícias : Prefeitura firma parcerias para o descarte correto de óleo usado; Confira os pontos de coleta

ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

Prefeitura firma parcerias para o descarte correto de óleo usado; Confira os pontos de coleta

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

/ by REDAÇÃO

Com o objetivo de estimular e conscientizar a população para que o descarte do óleo usado seja feito de forma ecologicamente correta, em uma ação que envolve a Secretarias de Serviços Públicos, de Desenvolvimento e Meio Ambiente , Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), Conselho de Inclusão Digital e a empresa YV materiais recicláveis, nesta quarta-feira(07), o prefeito Joaquim Neto esteve na sede da SESEP para fazer a primeira entrega de bombonas plásticas  para o descarte de óleo vegetal saturado.
Parte integrante do pacote de coleta seletiva que vem sendo implementada pela prefeitura, na prática, as bombonas de 60 litros serão instaladas em diversos pontos de coletas no município sob responsabilidade do CMDS. “Este é um compromisso que estamos cumprindo, após diversas reuniões com os conselhos municipais. É mais um avanço do município na Educação Ambiental e na gestão correta de resíduos, assim como a instalação de pontos de coleta de matérias recicláveis, requalificação do aterro e construção da nova célula, sem falar na geração de renda que será gerada com mais essa iniciativa no setor”, frisa o prefeito Joaquim Neto.
“Por ser menos denso que a água, óleo de cozinha é um terrível fator contaminante para a água e o solo, provocando entupimentos e problemas de drenagem quando colocados em pias ou vasos sanitários, que são redes coletoras de esgoto, além de causar a morte de peixes e outros seres vivos que vivem nos rios e lagoas”, explica Santana. “E o processo é muito simples, ao invés de jogar na tubulação de casa, a pessoa coloca em garrafas pets, que normalmente também seriam jogadas fora, e leva aos pontos que inicialmente serão disponibilizados”, completa o presidente.
Ainda de acordo com Santana, o objetivo do projeto é levar todo o óleo recolhido para um ponto de coleta central, localizado no Teresópolis, para a realização de oficinas de fabricação de sabão em barra, sabão líquido e a produção de biodiesel. “ A nossa meta é a ampliação do projeto,  com mais bombonas e pontos de coleta nos órgãos públicos, e partir daí, por meio de uma parceria com uma cooperativa do município de Feira de Santana, encaminharemos nosso material para o projeto Rede Óleo Bahia de Camaçari, que levará para a produção de biodiesel no Ceará”, informou. (SECOM)
PONTOS DE COLETA:
  • Quarto Batalhão da PM
  • Senac
  • Sedea
  • Casa da Cidadania
  • Escolha Brasilino Viegas
  • Escola Objetiva Ramires
  • Associação de Moradores do Bairro Teresópolis


A depender da quantidade, as pessoas que quiserem fazer o descarte responsável do óleo usado, também podem ligar para o 075 9 8827 8122 para recolhimento em domicílio.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
Desenvolvimento by Agência Ideia...