Luciano Reis Notícias : SAAE: Há 54 anos levando vida para a população

ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

SAAE: Há 54 anos levando vida para a população

domingo, 4 de agosto de 2019

/ by REDAÇÃO
Foto: Reprodução
Esta história começa em 3 de agosto de 1965, 54 anos atrás.
O personagem principal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas, naquela época ainda estava submetido à Fundação de Servidores de Saúde Pública (FSESP) e Fundação Nacional de Saúde.
De lá para cá, muita coisa mudou. A autarquia criada para suprir demandas básicas da população que precisava ir até a água, por assim dizer, há cinquenta e quatro anos leva mais do que água, leva vida para as pessoas, e não só com a coleta, o tratamento e a distribuição de água, e não apenas com a coleta, o tratamento e o direcionamento adequado dos esgotos, mas com uma visão abrangente sobre o seu papel social, a importância da preservação do meio ambiente e do uso racional da água.
Com suas tubulações subterrâneas, debaixo dos pisos, atrás das paredes, sob o paralelepípedo ou asfalto, com as estações de tratamento — de água e de esgoto — é assim que o SAAE garante a prestação do serviço aos mais de 155 mil habitantes de Alagoinhas.
E, nesse ano de 2019, são muitos os motivos para comemorar. Sim, cinquenta e quatro anos, mas com bastante fôlego ainda. Prova disso são as recentes conquistas, como as obras de saneamento em inúmeros pontos da cidade. Somados, os programas federais PAC 1, PAC 2 e Saneamento para Todos contabilizam um investimento superior a R$ 25 milhões e contemplam mais de 32 mil pessoas. Juntos, serão responsáveis pelo aumento da cobertura de esgotamento sanitário da cidade, um salto de 14% para 35%. As obras chegaram à marca de 80% de finalização.
E, melhor ainda, com a certeza de que, diferente da estagnação de outras épocas, agora a palavra-chave é avanço. Com a aprovação do Avançar Cidades, programa do Governo Federal, o SAAE garantiu um investimento de mais de R$ 12 milhões para a realização de obras em Nova República e parte de Santa Terezinha.
Saber que a realidade da Nova República, onde mora há sessenta e oito anos, está prestes a mudar — e para melhor — dona Inácia dos Santos comemora. “Alegria, enquanto há vida, há esperança”, diz.
No intuito de transformar a vida de dona Inácia e de tantos outros moradores, a autarquia já está em vias de publicar o edital de licitação, para que as obras comecem o quanto antes.
O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, pontuou que o desenvolvimento de Alagoinhas depende muito da água. “O SAAE é o diamante de Alagoinhas que vem prestando serviços importantíssimos em saneamento e distribuição de água”, disse o prefeito, destacando que a autarquia conseguiu, no prazo de dois anos, resolver todas as situações e fazer investimentos importantíssimos em nossa cidade. “Uma das maiores instituições e que dá os maiores orgulhos para nossa Alagoinhas”, completou.
“A gestão municipal atual encontrou o SAAE em plena crise, financeira e de gestão”, conta a diretora geral, Maria das Graças Reis. “Hoje a gente já tem um SAAE saneado que, após negociar as dívidas herdadas, vem honrando todas rigorosamente, além de já ter quitado todas as dívidas pequenas.”
Para a diretora, agora é o momento de colher os frutos. E isso significa ainda mais benefícios para a população. “Já temos previsto investimento para um reservatório em Nova Brasília e Santo Antônio, a requalificação da estação de tratamento de esgoto de Brasilinha, estamos adquirindo um terreno para instalar um novo reservatório no Miguel Velho que atenderá toda a comunidade, com possibilidade de integração com o sistema de Santa Maria”, revela a diretora. “Além disso, adquirimos novo inversor de frequência, para a região da Cavada, e com isso melhorar a operação e ainda há a perspectiva de adquirir bombas novas.”
Como se vê, há mesmo muito que se comemorar. Não só mais um ano de vida, mas também os resultados positivos e o que está por vir. É o que atesta a servidora Nildelene Almeida, que não só tem a mesma idade que o SAAE, como também faz aniversário apenas três dias antes. Quando entrou na autarquia, em 1986, eu ia fazer dezenove anos. Foi seu primeiro emprego: assistente administrativo. Trinta e cinco anos depois, vê a boa qualidade do serviço prestado e a boa administração da gestão como pontos positivos. “Que ele cresça, que não volte a passar por problemas financeiros, que haja cada vez mais melhora no serviço prestado”, são seus desejos ao SAAE.

***
Em comemoração ao aniversário de 54 anos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizará, entre os dias 5 a 8 agosto, na Biblioteca Municipal Maria Feijó, a exposição interativa infantil “O Curioso Mundo da Água”, que surge na esteira da importância em despertar, ainda durante a primeira etapa da vida das crianças, a sensibilidade no que diz respeito à relação e aos cuidados com a água.
Dividida em dois espaços (“Memória e Ludicidade” e “Mergulho”), a exposição contemplará uma mostra fotográfica, projeções e exibições de equipamentos, ferramentas e peças, além de jogos e oficina de pintura, tudo isso fazendo uso de técnicas lúdicas, das quais os elementos temáticos serão reapresentados e ressignificados, bem como fomentar a reflexão sobre o ciclo da água, sua importância no âmbito individual e coletivo e seus cuidados cotidianos necessários.
Leia mais clicando aqui.

Canais de atendimento
Posto de Atendimento: Rua Moreira Rego, 9977, Centro
Call Center: 0800 702 7065
WhatsApp: (75) 9 81804500..


Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
Desenvolvimento by Agência Ideia...