>
Luciano Reis Notícias : Com apoio da Prefeitura, festival de capoeira reúne mais de 500 atletas no Ginásio de Esportes

ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

Com apoio da Prefeitura, festival de capoeira reúne mais de 500 atletas no Ginásio de Esportes

terça-feira, 3 de setembro de 2019

/ by REDAÇÃO

O Grupo de Capoeira Expansionista, sob o comando do mestre Nildo Morgado, levou cerca de 500 pessoas na manhã deste domingo (01), ao Ginásio de Esportes, para um evento Batizado e Troca de Cordas. O encontro fez parte do  Festival Expansionismo de Capoeira, que conta com o apoio total da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET).
Foto: Johnatas Almeida
Foto: Jhonatas Almeida
Segundo o mestre Nildo, o momento do batizado é uma tradição da capoeira. Pelo costume, os alunos com seis meses a dois anos de prática fazem uma roda de capoeira, junto de um mestre de capoeira. Trata-se de um momento especial dos iniciantes, diante da comunidade capoeirística. “É como se eles tivessem se tornado capoeiristas”, explica.
Foto: Jhonatas Almeida
Foto: Jhonatas Almeida
Fundado em 02 de setembro de 1995 e sediado na Baixa do Corte, o grupo realiza trabalhos na capital do estado e em vários municípios da região, a exemplo de Entre Rios, Inhambupe. Em Alagoinhas, cerca de 1000 alunos de escolas municipais e privadas são assistidos pelo grupo.”A meta é a ampliação o número de academias em toda a cidade para que o grupo possa contribuir ainda mais para a inclusão social de pessoas de todas as idades, e a difusão deste, que é um dos nossos mais importantes patrimônios culturais“, disse mestre Nildo.
Foto: Jhonatas Almeida
Presente no evento,  para a vice-prefeita e secretária da SECET, Iraci Gama, a capoeira possui uma força inclusiva muito grande. “Ela é uma integração social. Esse momento esportivo é importante para a cidade, além de ser uma cultura riquíssima”, ressalta.
O Festival, que  integra as comemorações de 24 anos de fundação do grupo, contou, ainda, com uma caminhada na Baixa do Corte, no dia 30 de agosto, um evento no Clube da ASFEB e o encerramento será nesta segunda-feira (02), com um grande encontro na Praça Rui Barbosa. ( SECOM )


Foto: Jhonatas Almeida

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
Desenvolvimento by Agência Ideia...