>
Luciano Reis Notícias : Número de agrotóxicos liberados no Brasil é o maior dos últimos dez anos

ALAGOINHAS

ALAGOINHAS

Número de agrotóxicos liberados no Brasil é o maior dos últimos dez anos

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

/ by REDAÇÃO
[Número de agrotóxicos liberados no Brasil é o maior dos últimos dez anos]

Número de agrotóxicos liberados no Brasil é o maior dos últimos dez anos
Levantamento foi feito pelo Greenpeace com dados do Ministério da Agricultura
No primeiro ano de governo do presidente Jair Bolsonaro, o número de agrotóxicos liberados para o uso no plantio alcançou patamar recorde: o maior dos últimos dez anos.
O levantamento feito pelo Greenpeace com dados disponibilizados pelo Ministério da Agricultura mostra que, em 2010, 104 tipos de agrotóxicos eram permitidos. Só entre janeiro e novembro deste ano, foram liberados outros 439 - número superior ao então recorde atingido no governo Michel Temer, de 422 produtos em doze meses. O Ministério da Agricultura só possui dados a partir de 2010. A pesquisa identificou o aumento de 322% na aprovação de novos agrotóxicos.
O resultado inclui os 57 produtos autorizados nesta quarta-feira (27) pelo governo Bolsonaro, mesmo depois de acatar a decisão da Justiça de banir 63 pesticidas. 
Em nota, o Greenpeace afirmou que a nova leva de produtos liberados "reforça o descaso do ministério", segundo informações do UOL, já que a maior parte deles representa um perigo à saúde humana e ao meio ambiente.
Mais de 1/3 dos agrotóxicos liberados são proibidos na União Europeia. Entre eles, o Acefato, que foi vetado em 2003 por suspeita de interferir na fertilidade masculina. Outro é o Diafentioruom, este ainda mais perigoso. A substância encontrada nele foi associada a morte de 20 pessoas e intoxicação de outras 800, que trabalhavam em uma lavoura de algodão na Índia. ( Luciano Reis & Bnews )

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
Desenvolvimento by Agência Ideia...