Ícone do site

Polícia Civil qualifica agentes para uso de drones em ações de segurança

Polícia Civil qualifica agentes para uso de drones em ações de segurança 11/07/2025 Fonte/Crédito: Filipe Conceição / Ascom PCBA

Polícia Civil qualifica agentes para uso de drones em ações de segurança 11/07/2025 Fonte/Crédito: Filipe Conceição / Ascom PCBA

Curso inédito forma policiais para operar Aeronaves Remotamente Pilotadas em investigações e operações no estado

Com foco na modernização das práticas operacionais, a Polícia Civil da Bahia concluiu nesta sexta-feira (11) o seu primeiro curso institucional voltado à operação de drones em ações de segurança pública. Realizada na sede da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), em Salvador, a capacitação reuniu 15 policiais civis de diferentes unidades da corporação, ao longo de cinco dias de instrução teórica e prática. Todos os instrutores são integrantes da própria instituição.

A iniciativa acompanha a recente aquisição de 50 Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs), equipamentos dotados de câmeras de alta resolução e sensores térmicos, que permitem ampliar a capacidade de monitoramento aéreo em operações diversas, com mais precisão, discrição e segurança. O uso da tecnologia contribui diretamente para a proteção da vida de agentes e civis, além de otimizar o planejamento e a execução de missões policiais.

Segundo o delegado-geral adjunto de operações e um dos instrutores do curso, Jorge Figueiredo, a capacitação representa um avanço estratégico para a corporação. “Formamos policiais com conhecimento técnico e prático para operar os drones de forma integrada às nossas ações investigativas e operacionais. É mais um passo no fortalecimento da segurança pública por meio da tecnologia e da qualificação profissional”, afirmou.

Durante o curso, os participantes estudaram temas como histórico e classificação das RPAs, regulamentações vigentes (ANAC, DECEA, Anatel), fundamentos de segurança operacional, calibração de sensores, comandos básicos de voo, análise de imagens aéreas, elaboração de relatórios técnicos e integração com equipes em solo. A programação também incluiu exercícios simulados em campo, com foco no uso tático dos equipamentos.

A formação integra o plano de modernização da Polícia Civil da Bahia e reforça o compromisso da instituição com a inovação, a capacitação continuada e o enfrentamento qualificado à criminalidade em todo o estado.

Fonte

Hugo Leonardo / Ascom PCBA

Polícia Civil qualifica agentes para uso de drones em ações de segurança
11/07/2025
Fonte/Crédito: Filipe Conceição / Ascom PCBA

Sair da versão mobile