Informação com precisão

Projeto brasileiro analisa voz para fazer triagem de pacientes com Covid-19

Pesquisadores brasileiros desenvolvem um programa de computador para ajudar a identificar mais rapidamente um dos principais sintomas da Covid-19, a insuficiência respiratória, através da voz. O projeto, chamado Spira (Sistema de Detecção Precoce de Insuficiência Respiratória por meio de Análise de Áudio), usa um sistema de Inteligência Artificial (IA) para comparar a voz de pessoas internadas por Covid-19 com indivíduos saudáveis. O estudo é conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

Foto : Reprodução / TV Globo

Nas últimas três semanas, profissionais de saúde do Hospital das Clínicas de São Paulo coletaram amostras de voz dos pacientes, que são gravadas e enviadas por meio do WhatsApp. Para manter um padrão específico, os doentes são orientados a lerem a frase “o amor ao próximo ajuda a enfrentar o coronavírus com a força que a gente precisa”. Por meio de inteligência artificial, as gravações serão comparadas com áudios de pessoas saudáveis. Qualquer um pode enviar uma amostra de voz para contribuir com o projeto, de maneira totalmente anônima, clicando aqui.

O chefe do departamento de ciência da computação do IME-USP, Marcelo Finger, que é um dos responsáveis pelo Spira, afirma que o objetivo do projeto não é diagnosticar a doença pela voz. “O que queremos é saber se a pessoa precisa ou não ser internada. A ideia é ajudar na triagem de pacientes. Pediremos para a pessoa ler uma frase e vamos rodar em cima do áudio um método de diagnóstico, que provavelmente será rápido”, explicou.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Metro 1.