Informação com precisão

Alagoinhas contabiliza 907 casos confirmados de coronavírus; veja a quantidade por bairros e de recuperados

A Prefeitura divulgou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), mais um boletim diário com informações sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus em Alagoinhas. Nesta terça-feira (14), segundo dados da Vigilância, 20 homens, com idade entre 19 e 73 anos, e 24 mulheres, na faixa de 1 a 83 anos de idade, tiveram o diagnóstico confirmado para COVID-19.

Foto: Ilustração

De acordo com as equipes de saúde, das 907 pessoas que testaram positivo para coronavírus, 699 apresentaram alta e tiveram a recuperação constatada, ou seja, os pacientes recuperados após infecção por COVID-19, no município, são maioria e correspondem a 77% de todos os diagnósticos confirmados para a doença.

No somatório entre todas as pessoas que tiveram diagnóstico conclusivo para COVID-19, subtraídos os óbitos e recuperações, Alagoinhas chega a 187 casos ativos da doença – o que significa que, a cada 5 pessoas identificadas com coronavírus, apenas uma ainda pode transmitir o SARS-CoV-2 e, por isso, esses munícipes devem permanecer em isolamento.

Os dados atualizados pela Vigilância mostram ainda que, entre os casos confirmados da COVID-19, 21 pessoas seguem internadas: 7 no Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA), 1 no Ernesto Simões, 3 no Hospital do Subúrbio, 1 no Hospital Português, 1 no Hospital Regional Dantas Bião, 1 no Hospital de Campanha da Fonte Nova, 3 no Hospital Espanhol, 1 no Hospital da Bahia, 1 no Aliança, 1 no Medtower e 1 no Hospital da Sagrada Família.

Outros 52 munícipes aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), para onde são encaminhadas as amostras. No que se refere aos casos descartados para COVID-19, a SESAU informa que 1.434 pessoas testaram negativo para coronavírus e mais 1.731 foram excluídas do monitoramento por critério de investigação clínico-epidemiológica.

Segundo a Vigilância, os dados referentes a casos suspeitos, confirmados e em monitoramento, assim como os óbitos, não são imediatos, mas atualizados e informados após certificação dos órgãos competentes e registro no sistema integrado.

A SESAU reitera que as equipes de saúde seguem mobilizadas, com o cumprimento, em integralidade, dos protocolos oficiais, e salienta que a padronização, em alinhamento com a SESAB, tem como objetivo garantir o tempo necessário para o aprofundamento e detalhamento das investigações epidemiológicas.

A Secretaria Municipal de Saúde comunicou ainda que novas estratégias, com estudos seccionais e a aplicação de inquérito epidemiológico nos bairros, serão implementadas visando interromper a cadeia de transmissão da COVID-19. A recomendação é para que as pessoas mantenham o isolamento e adotem as medidas preventivas preconizadas.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica
Atualização: 14-07-2020

Central de Atendimento COVID-19 Alagoinhas
(75) 99824-0789
(75) 99811-4772
(75) 99707-7942

Confira os dados atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (14):

Como os dados são dinâmicos, estão sujeitos a alterações à medida que as investigações epidemiológicas avançam. Novas informações podem ser divulgadas a qualquer momento. (Fonte: Vigilância Epidemiológica – Secretaria Municipal de Saúde)

Acompanhe também a distribuição dos casos de coronavírus em Alagoinhas, por localidade:

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom.