Informação com precisão

Espetáculo de 730 anos da Universidade de Coimbra terá transmissão ao vivo por streaming

Espetáculo de 730 anos da Universidade de Coimbra terá transmissão ao vivo por streaming. Com grande simbolismo, o evento promete revisitar a história da Universidade de Coimbra (UC), da poesia e da música portuguesas.

Foto Divulgação

A tradicional UC, localizada às margens do Rio Mondego, é considerada a universidade internacional com mais brasileiros no mundo.* Mais antiga universidade de língua portuguesa e também uma das mais antigas do mundo, a tradicional Universidade de Coimbra celebra seus 730 anos neste domingo, dia 13, a partir das 19 horas (15 horas no Brasil), com um espetáculo que terá 73 harpistas portugueses e estrangeiros (36 presentes fisicamente e 37 atuando de forma remota, a partir de vários cantos do mundo), cada um representando uma década da instituição.

O espetáculo “730 Anos da UC: 73 harpas no Mondego”, com direção artística e musical de Nuno Feist, vai acontecer no Pátio das Escolas e será transmitido ao vivo por streaming https://uc.pt/emdiretoO concerto, adaptado de uma ideia original do produtor cultural baiano Christiano Bomfim e produzido pela Universidade de Coimbra, vai contar também com a participação da Orquestra da Tuna Acadêmica da UC (um dos mais antigos grupos da Academia), dos guitarristas Bruno Chaveiro (guitarra portuguesa) e Paulo Soares (guitarra de Coimbra) e dos cantores Marta Alves, Valter Mira e Yola Dinis.

A apresentação do espetáculo – que integra o programa das comemorações dos 730 anos da Universidade de Coimbra – vai estar a cargo de Júlio Isidro.“Trata-se de um espetáculo altamente simbólico, aberto à cidade, ao país e ao mundo, que convoca o diálogo “ousado” entre patrimónios materiais e imateriais (o espaço nobre do concerto, o Fado e a Língua Portuguesa), através de uma dinâmica que entrelaça a revisitação da história da Instituição e a cultura, permeada pela sensibilidade de artistas que com a UC se relacionaram, de D. Dinis, Camões e Nemésio, a Torga, Alegre e José Afonso. Sendo o ponto alto das comemorações dos 730 anos, o espetáculo marca ainda a rentrée cultural da instituição e a capacidade para adaptar-se a um contexto epocal particularmente complexo”, comenta o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

“Foi um grande desafio construir um espetáculo desta dimensão, capaz de permitir, em cerca de hora e meia, uma viagem pela história da Universidade de Coimbra, da música e da poesia portuguesa. Estou seguro de que será uma noite memorável, que vai ficar na história da Universidade de Coimbra”, declara o maestro Nuno Feist.Os bilhetes para o evento “730 Anos da UC: 73 harpas no Mondego” – com o preço único de 7,30 euros – vão estar à venda a partir de amanhã (terça-feira, 1 de setembro), na Loja da UC (situada no Colégio de Jesus).

O espetáculo – que será realizado no cumprimento das regras de distanciamento social, uso de máscara e demais medidas de prevenção e contenção dos riscos de propagação da Covid-19 – conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e com o incentivo do Santander Universidades e tem como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Coimbra, o Turismo Centro de Portugal, a Direção Regional de Cultural do Centro, o Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, a Associação Portuguesa de Harpa, a Associação RUAS – Recriar Universidade, Alta e Sofia e a Associação Glissando.

INFORMAÇÕES NO BRASIL:Carol CamposAssessoria de Imprensa: www.carolcampos.com.br

Da Redação- Luciano Reis Notícias.