Informação com precisão

Ação de Inquérito Epidemiológico, com testagem da população contra o coronavírus, chegou a 9 localidades de Alagoinhas

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) estiveram, na manhã da última quarta-feira (9), em pontos descentralizados de atendimento à população, em Alagoinhas, para a triagem, aferição de temperatura, aplicação de questionário epidemiológico e testagem de moradores contra o coronavírus.A ação – realizada, paralelamente, na Praça Santa Isabel, na Baixa da Candeia, na Rua Pe. Araguaia (“Beco da Gilete”), na Vila São Pedro, na Brasilinha, na Unidade de Saúde do São Cristóvão, na Vila São Pedro, na Escola Municipal São Geraldo e no fim de linha do Mangalô – totalizou mais de mil testes, em um dia de mobilização.

Foto: Ilustração

Além da testagem sorológica, que verifica a presença de anticorpos e cujo resultado é informado em uma média de 15 a 30 minutos, foram realizadas também coletas para o exame de biologia molecular (RT-PCR) em pacientes idosos com comorbidades ou sintomas compatíveis à COVID-19. Ao contrário do sorológico, o teste de biologia molecular busca identificar o material genético do vírus para o diagnóstico.

Moradores que positivaram no teste rápido passaram imediatamente por avaliação médica no local e aqueles que tiveram amostra colhida para o RT-PCR devem aguardar o contato das equipes de saúde, em um prazo médio de 5 dias para o resultado.“Me atenderam muito bem, graças a Deus (…) é bom porque a gente sabe se tem ou se não tem.

É melhor do que a gente ficar dúvida e procurar o médico depois, não conseguir nada e voltar pior”, relatou Dona Alaíde Santana, de 76 anos, após a testagem contra o coronavírus, em um dos pontos de atendimento estruturados nesta quarta-feira.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a estratégia de inquérito epidemiológico integra o conjunto de medidas para enfrentamento à pandemia e visa identificar pessoas que foram expostas ao coronavírus, assegurando o isolamento e evitando a propagação da doença infecciosa viral respiratória.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom.