Informação com precisão

Com 60 mortes, Alagoinhas registra 5399 casos de coronavírus; veja quantidade de recuperados e por bairros

A Prefeitura divulgou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o boletim diário com informações sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus em Alagoinhas. Dados da Vigilância revelam que, nesta terça-feira (15), mais 71 pessoas evoluíram para alta, após contágio por SARS-CoV-2, e sobe, portanto, para 5.141 o número de recuperados, no município – o que corresponde a uma taxa de recuperação superior a 95%.

Foto: Ilustração

Os indicadores mostram também que 16 mulheres, na faixa de 8 a 48 anos, e 12 homens, com idades entre 12 e 83 anos, tiveram, hoje, diagnóstico confirmado para COVID-19. Segundo a SESAU, um desses pacientes foi admitido na UPA de Santa Terezinha e outro morador, que também deu entrada na UPA, foi transferido para o Hospital da Sagrada Família, em Salvador. Os demais identificados cumprem a quarentena em isolamento domiciliar, monitorados pelas equipes de saúde, ou seja, foram contatados e orientados pelos profissionais de Vigilância, que realizam o mapeamento dos casos confirmados, conforme protocolos estabelecidos.

A Vigilância informou ainda um novo óbito em decorrência de infecção por SARS-CoV-2. O senhor de 83 anos, diagnosticado com COVID-19, era paciente oncológico e evoluiu a óbito em domicílio no dia 11 de agosto de 2020. A morte foi registrada hoje no sistema.

Entre os casos confirmados, 9 pacientes seguem internados: 2 no Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA), 1 no Instituto Couto Maia, 2 no Hospital Espanhol, 1 no Hospital Santa Izabel, 1 na UPA de Santa Terezinha, 1 no Hospital de Campanha da Fonte Nova e 1 no Hospital da Sagrada Família. Outras 17 pessoas aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), para onde são encaminhadas as amostras.

Com a atualização desta terça-feira, cai para 198 o número de casos ativos em Alagoinhas. Isso significa que aproximadamente 3,6% dos moradores diagnosticados com a doença infecciosa viral respiratória devem continuar em isolamento, porque ainda podem transmitir o vírus.

No que se refere aos casos descartados para coronavírus, a cidade chega a um total de 8.789 moradores que testaram negativo para COVID-19 e contabiliza 2.903 monitoramentos domiciliares concluídos, após investigação epidemiológica.

A SESAU reitera que profissionais de Vigilância adotam, em integralidade, as normas técnicas emitidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no que tange às notificações e indicadores da COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde comunicou também que nova ação de inquérito epidemiológico, com a testagem de moradores, será realizada amanhã (16) nas localidades Rio Branco, Sauípe e Mangueira, zona rural, como medida de controle, diante da pandemia. Segundo a secretaria, identificar pacientes que foram expostos ao vírus é fundamental para mapear o avanço da doença e também para assegurar o isolamento, evitando a propagação da COVID-19.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica
Atualização: 15-09-2020

Central de Atendimento COVID-19 Alagoinhas
(75) 99824-0789
(75) 99811-4772
(75) 99707-7942

Confira os dados atualizados nesta terça-feira (15):

Como os dados são dinâmicos, estão sujeitos a alterações à medida que as investigações epidemiológicas avançam. Novas informações podem ser divulgadas a qualquer momento. (Fonte: Vigilância Epidemiológica – Secretaria Municipal de Saúde)

Acompanhe também a distribuição dos casos de coronavírus em Alagoinhas, por localidade:

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom.