Informação com precisão

Mutirão de combate à Dengue, Zika e Chikungunya totaliza 52 toneladas de materiais recolhidos em Alagoinhas

Mutirão de combate à Dengue, Zika e Chikungunya totaliza 52 toneladas de materiais recolhidos nesta segunda-feira (14), em Alagoinhas.

O mutirão de combate à Dengue, Zika e Chikungunya – que chegou, na segunda-feira (14), à Baixa do Corte e ao Águas do Viver – totalizou cerca de 52 toneladas de materiais recolhidos, entre garrafas, pneus, latas, vasos e similares.

Foto Divulgação

A ação tem como foco eliminar criadouros positivos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, e conta com o apoio de retroescavadeiras, caçambas e caminhões, que contribuem para a destinação correta dos resíduos coletados.Além do “faxinaço”, com o grande arrastão e recolhimento dos materiais inservíveis, profissionais do setor de endemias realizam a pulverização espacial de inseticida, nas localidades, para eliminar o mosquito adulto.

A ação integra as estratégias de combate ao vetor, que foram intensificadas no município. Só entre os meses de agosto e setembro, mutirões já foram realizados em 5 regiões da cidade e chegam, já nos próximos dias, também à Praça Santa Isabel e ao Silva Jardim.

Foto: Divulgação

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), os mutirões acontecem, este ano, em novo formato, sem mobilização popular nas ruas, devido à pandemia do coronavírus.

Apenas equipes de endemias, em parceria com representantes das associações de moradores, atuam na linha de frente, coordenando o mutirão.

A secretaria informou ainda que ações intersetoriais voltadas ao saneamento, à destinação correta de resíduos, à educação em saúde, à conscientização e sensibilização dos moradores quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito serão ampliadas no município.

Confira as datas dos próximos mutirões:

16 de setembro: Praça Santa Isabel;

21 de setembro: Silva Jardim.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom.