Informação com precisão

Fogo na Chapada Diamantina destrói 2 mil hectares do parque; veja como ajudar no combate

O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi atingido por um incêndio que teve início na última terça (6). Toda a região queimada até agora fica dentro de uma área de preservação ambiental (APA) e não registrava queimadas havia 20 anos. A estimativa das pessoas que trabalham no combate ao incêndio é de que já tenham sido queimados pelo menos 2 mil hectares de vegetação.

Foto : Divulgação/Sematur

Focos de incêndio foram registrados na tarde de ontem (10), na cidade de Mucugê. Durante todo o dia, foi possível observar uma camada forte de fumaça.

Na noite de ontem choveu, e o grosso do fogo acabou. Pequenos focos de incêndio que restaram estão sendo debelados pelos brigadistas, que fazem o apelo: “precisamos manter as doações para criar um fundo de reserva e uma estrutura local capaz de controlar o fogo, antes dele tomar a proporção que tomou dessa vez!”.

As doações podem ser feitas diretamente na conta corrente da Associação Comercial e Turística de Mucugê: 

CNPJ: 27.181.996/0001-35

Banco do Brasil

Ag: 1100-2

Cc: 20246-0

Telefone: 75 98126-7081 

Os recursos arrecadados serão utilizados na compra de equipamentos de combate a incêndios, equipamentos de segurança, medicamentos, alimentação e acomodação dos brigadistas voluntários e do efetivo do corpo de bombeiros.

As queimadas na Chapada Diamantina têm indícios de serem criminosas, já que o fogo começou às margens de uma rodovia estadual que corta o município de Andaraí, e se alastrou para o Parque Municipal Roda das Cachoeiras.

Da Redação/Luciano Reis Notícias, com Metro 1