Informação com precisão

Candidato à reeleiçāo, Joaquim Neto (PSD), participou do primeiro debate oficial de campanha em Alagoinhas

O atual gestor de Alagoinhas, relembrou conquistas dos últimos quatro anos e firmou compromissos com a população

O atual prefeito de Alagoinhas e candidato à reeleição, Joaquim Neto (PSD), participou, na última terça-feira (13), do primeiro debate oficial da campanha eleitoral de 2020. O evento foi organizado pela coordenação do curso de Direito da Faculdade Santíssimo Sacramento e transmitido ao vivo pelo canal no YouTube da instituição.

O debate – dividido em apresentação dos candidatos, sorteio de temas, perguntas de internautas e encerramento – foi apresentado pelo professor Me. da faculdade e coordenador do curso de direito, Leandro C. Sanson; e mediado pelo professor Jorge Ubiratan.

O primeiro tema sorteado para o candidato do PSD foi “educação”. O atual gestor relembrou das 65 escolas reformadas durante seu governo, 09 ampliações e 02 construções de unidades escolares. “Nós encontramos uma creche abandonada na Baixa da Candeia, concluímos e entregamos à população daquela comunidade. Encontramos outra creche abandonada em Alagoinhas 04 e, com recursos próprios, finalizamos, estamos apenas esperando a pandemia passar para iniciar as atividades com os alunos. Iniciamos três novas creches, uma no Urupiara, uma no Barreiro e uma no Petrolar, que estão em fase de conclusão”, explicou o candidato.

Joaquim Neto também afirmou que, em 2020, Alagoinhas obteve o maior percentual de crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos últimos 12 anos.

O segundo tema dirigido ao atual prefeito foi “finanças públicas”. “Encontrei, em 2016, as finanças públicas avaliadas pelo TCM com a nota de 2.2. Hoje nós temos a nota 9.65 de 10. Conseguimos essa nota, através do pregão eletrônico, todas as nossas licitações são filmadas pelo Facebook e transmitidas ao vivo para quem quiser assistir”, disse o candidato.

No terceiro bloco do debate, perguntado sobre propostas de fomento à geração do primeiro emprego para jovens, Joaquim Neto informou que a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), abriu, no último mês, 259 novas vagas para cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI. “O jovem de Alagoinhas hoje tem a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com o ensino qualificado e, na segunda gestão, eu quero que o nosso povo possa evoluir nas novas fábricas. Nós trouxemos, em 2020, os maiores investimentos da história de Alagoinhas: 1,2 bilhão de reais, através da Cervejaria Cidade Imperial e mais 500 milhões com a Brasbev, que vão proporcionar mais de 2000 vagas de emprego para a nossa cidade”.

No quarto e último bloco, Joaquim Neto aproveitou o momento para relembrar que encontrou o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) com uma dívida de 14 milhões de reais, além de uma dívida de mais de 30 milhões na Previdência e no FGTS, herdadas da gestão anterior. “Tivemos que colocar as finanças de Alagoinhas nos trilhos”, disse o gestor.

Finalizando sua participação, Joaquim firmou compromissos com a população de Alagoinhas, “quero mais quatro anos para pavimentar mais 400 ruas, para fazer mais cinco creches, construir o Hospital do Câncer e Materno Infantil”.

Participaram do debate também os candidatos Ednaldo Sacramento (PSTU), Gilvan Artes (PSC), Jonatan Silva (PATRIOTA), José Marcos (PP), Paulo Cezar (DEM) e Radiovaldo Costa (PT).

Da Redação/Luciano Reis Notícias, com Ascom