Informação com precisão

Corujão da Saúde segue durante o Outubro Rosa em Alagoinhas

Após passar pelo PSF Taizé/Praça Kennedy na noite desta terça, Corujão da Saúde chega ao PSF 21 de Setembro nesta quarta-feira (28).

O Corujão da Saúde é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Alagoinhas voltada ao Cuidado Integral à Saúde da Mulher durante este mês em que é celebrado o Outubro Rosa, campanha nacional de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

Na noite de terça-feira (27) foi a vez do PSF Taizé/Praça Kennedy ser contemplado com a flexibilização do horário de funcionamento dos postos, em Alagoinhas. A cada ação, uma unidade de saúde da zona urbana ou da zona rural tem mobilizado equipes que atuam no período da noite, das 18h às 21h, com consultas médicas, triagem odontológica, testes para HIV, sífilis e hepatite, além de vacinação e preventivo.

“O objetivo principal da ação é de conscientizar a mulher da necessidade da prevenção. Hoje nosso foco maior é lembrar que em outubro mundialmente se comemora o momento da mulher se tocar”, explicou a enfermeira Verilda dos Santos, que atua há aproximadamente um ano e meio na rede de saúde do Município.

Michele Alves, 30, marcou presença e aprovou a iniciativa. “Fiquei sabendo através de uma amiga. Estou achando ótimo, maravilhoso atendimento excelente, enfermeiras capacitadas”, afirmou a moradora que aproveitou a ocasião para realizar testagem rápida, preventivo e consulta com clínico geral. “É muito importante, né? O atendimento no período da noite facilita e muito, porque como eu trabalho meu tempo é mais à noite mesmo”, completou.

Para Maria Lúcia Pereira, 59, é muito importante chamar a atenção das mulheres para esses cuidados com a saúde. “Achei ótimo. Eu mesmo aviso a todas as pessoas que conheço. O atendimento à noite facilita, é muito melhor”, disse a moradora.

A ação, que também já passou pelos PSF’s São José Operário/Renovação, Sauipe, Urbis III, Riacho da Guia, Lírio dos Vales/Pro Saúde, Pau Brasil/Alagoinhas IV e Miguel Velho, ainda ocorrerá em diversas outras partes da cidade.

Nesta quarta-feira (28), o Corujão da Saúde estará no PSF Portões (das 8h às 12h) e no PSF 21 de Setembro (das 18h às 21h).

Confira os próximos locais por onde o Corujão da Saúde irá passar :

– 28/10: PSF 21 de Setembro (das 18h às 21h) e PSF Portões (Das 8h às 12h);
– 29/10: PSF Narandiba (das 8h às 12h) e PSF São Cristóvão (das 18h às 21h);
– 30/10: PSF Flávio Cavalcante/Mangalô 2 (das 18h às 21h).

Da Redação- Luciano Reis Notícias.