Informação com precisão

Covid-19: Alagoinhas, Irecê e Seabra têm 100% das vagas de UTI para adultos ocupadas

Os municípios de Alagoinhas, Irecê e Seabra não possuem vagas em leitos de terapia intensiva exclusivos para o tratamento de adultos com Covid-19. As três cidades possuem apenas um hospital cada uma, com UTIs reservadas para o atendimento aos casos mais graves da doença.

Foto: Paula Fróes / GOVBA

A situação mais grave é em Alagoinhas, visto que o Hospital Regional Dantas Bião é o único do nordeste do estado com leitos de UTI reservados para o tratamento da doença. Neste momento, caso um adulto precise de uma unidade de terapia intensiva no município e outras cidades próximas, precisará ser transportado para outras regiões da Bahia.

Em Seabra, o Hospital Regional da Chapada, com 100% de taxa de ocupação, é o único da cidade com leitos reservados ao tratamento da Covid-19. Entretanto, é possível, dentro da distribuição geográfica utilizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), deslocar o contaminado para outras unidades da região centro-leste que possuem vagas, como Itaberaba, Serrinha e Feira de Santana.

O mesmo ocorre em Irecê, onde o Hospital Dr. Mário Dourado Sobrinho tem 100% das UTIs ocupadas, mas ainda é possível o deslocamento de novos pacientes para o outro hospital da região centro-norte: o Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina.

Outros dois hospitais baianos com UTIs reservadas para o tratamento da Covid-19 também estão com 100% de ocupação, como são os casos do Vida Memorial, em Ilhéus, e do Hospital Calixto Midlej Filho, de Itabuna. Porém, ambas as cidades possuem outras unidades de saúde com vagas disponíveis.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Bahia Notícias