Informação com precisão

Evaldo Silva: Ford- Culpa do Bolso

Como estamos acompanhando na “imprensa” brasileira, narrativas sobre as fabricas da Ford que estão saindo do Brasil, é uma boa oportunidade de observarmos outro ângulo sobre essa historia.

Claro que a grande polemica aqui na Bahia é a fábrica situada em Camaçari no polo petroquímico, local onde existe uma avenida com o nome Henry Ford como homenagem pelos belos serviços prestados a cidade de Camaçari, ao estado da Bahia e a todos os brasileiros, certo?

Foto: Reprodução/ Veja

A Ford faz o caminho reverso, sempre esteve como base na américa latina a Argentina, foi de lá que os primeiros recursos foram retirados para que o Brasil começasse a ter produção própria.

O fechamento da Ford no Brasil não é novidade, pois a montadora que produziu veículos no país por mais de 100 anos já havia fechado a planta de São Bernardo do Campo em 2019.

A história traz fatos interessantes, nessa crise mundial provocado pela “pandemia criada”, e um momento político brasileiro reverso aos governos baianos e gaúchos, as “verdades” são ditas pela metade.

Quem viveu os tempos do “carlismo” deve lembrar que o velho ACM usou de diversos artifícios a fim de conquistar a Ford para Bahia em detrimento ao Rio Grande do Sul. Tudo que foi entregue como vantagens foi explorado pela multinacional durante os 20 anos.

Chegou ao fim as isenções, diminuiu os lucros nas vendas de seus carros (por diversos motivos que é sabido do povo brasileiro apaixonado por carros), e está claro nas próprias informações oficiais da fábrica as mudanças na sua linha de produção.

E o “Bolso” aonde ele entra? O que esse cara fez ou não para ajudar?

Em dois anos de Governo Bolsonaro sem nenhuma denúncia de desvios ou corrupção, um Governo sem “patrocínio de empresários” e com total compromisso com as contas públicas, fica difícil usar ferramentas para “forçar” decisões que beneficiem essas multinacionais como era uma pratica em governos passados.

Claro que manter empregos é importante, mais tudo tem um limite, e nesse jogo do “perder” para “ganhar” o Governo Federal tem priorizado a responsabilidade com as contas públicas, não podemos mais admitir o uso do dinheiro público em benefícios de pequenos grupos.

Eu particularmente não acredito que uma estrutura que está em pleno processo de ampliação vai ser sucateado e jogado as traças, é fato, ainda que teremos uma nova montadora naquele espaço. É um momento oportuno para a oposição tentar desgastar o Governo de “Bolso” quando existe uma obscuridade de um futuro para os funcionários e familiares e pode ter certeza que vai surgir um “salvador” da oposição. ACORDA BRASIL!!!

Por Evaldo Silva- Teólogo, Policial Militar e radialista, para o Luciano Reis Notícias