Informação com precisão

Prefeitura de Alagoinhas divulga Plano Municipal de Imunização COVID-19

Inicia-se, em todo o território nacional, uma das semanas mais esperadas pela população brasileira, com o anúncio, pelo Ministério da Saúde, da vacinação contra o coronavírus. A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), vem, desde o ano passado, organizando um plano de imunização com ações e estratégias para a operacionalização da vacinação, no município, e agora divulga detalhes para a população.

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

Na primeira etapa, serão vacinados os profissionais de saúde que se encontram na ativa, idosos acima de 75 anos e idosos residentes em asilos, com idade acima de 60 anos. A estimativa é que, nesse primeiro momento, 11.330 pessoas sejam vacinadas.

A Rede de Frio será adaptada na UAP – Unidade de Acolhimento Provisório e contará com o apoio do Frigorífico Alagoinhas. Além disso, a gestão municipal está realizando a aquisição de insumos e materiais necessários para a execução da vacinação: 02 câmaras frias com capacidade para 600 litros cada, 01 freezer, 150 termômetros de máxima e mínima, 50 caixas térmicas de 15 litros, 20 caixas térmicas de 45 litros, 100 gelox, 10.000 seringas de 03 mililitros com agulhas, 500 unidades de algodão 500g, EPIs e 01 gerador.

O Centro de Vacinação será no Estádio Carneirão, onde também funcionará um Drive Thru no estacionamento. Idosos que residam nas Instituições de Longa Permanência serão vacinados in loco, seguindo cronograma previamente acordado com as ILP. Também serão imunizados à domicílio, acamados com idade acima de 75 anos. Para atender o público da zona rural, haverá o deslocamento da Unidade Móvel de Vacina.

O início da vacinação está atrelado ao recebimento da vacina, de acordo com a parceria Tripartite: Município-Estado-União. “Nós estamos apenas esperando a vacina chegar, o município já se organizou para começar a executar o plano”, afirmou a secretária de Saúde, Maria Rosania de Souza Rabelo. Todavia, ela ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30, e aos sábados, das 07h30 às 13h30, até que todo o público-alvo seja atendido.

Haverá segurança 24h nos locais de armazenamento e vacinação, com escolta das vacinas. Prestarão apoio o exército, a Polícia Militar e a SMTT – Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito. 

Também foi montada uma comissão de monitoramento para a vigilância dos efeitos adversos.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom