Informação com precisão

Anvisa recomenda vacinação de pessoas que já tiveram Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que pessoas que já foram infectadas pela Covid-19 também sejam vacinadas contra a doença. Neste domingo (18), a baiana Vanuzia Costa Santos, de 50 anos, foi a segunda pessoa e a primeira indígena do Brasil a receber a dose da vacina. Ela teve contato com o vírus em maio do ano passado.

Foto: Reprodução/ASCOM/UEPA

“A nossa recomendação foi para que fossem incluídas pessoas que já foram expostas ao vírus. Não temos como calcular um valor de eficácia claro para esses casos, mas a vacina vai poder ser dada para essa população. Se a gente perceber que a eficácia é baixa, vamos ter que retirar a indicação e deixar para vacinar pessoas que têm eficácia boa”, disse o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, em entrevista à rádio Jovem Pan, na manhã desta segunda-feira (18).

Novas doses

O Instituto Butantan vai entrar com um novo pedido emergencial na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (18) para solicitar a autorização do uso das 4 milhões de doses da CoronaVac que foram envasadas no Brasil.

A autorização que foi dada no domingo (18), e que marcou o início da mobilização para cumprir o calendário de vacinação no Brasil, foi para a liberação do uso de 6 milhões de doses que chegaram prontas da China, além da vacina de Oxford. 

Ele prevê que a autorização seja rápida já que a documentação necessária para a autorização das vacinas envasadas no Butantan é a mesma que a Anvisa cobrou para liberar as doses chinesas. 

Coronavac na Bahia

Pelo menos dez cidades do interior da Bahia devem receber doses da Coronavac ainda nesta segunda-feira (18). Os insumos estão previstos para chegar a Salvador por volta das 18h e devem começar a ser distribuídos para os municípios 3h após.

No território baiano, os materiais serão transportados por aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). A escolha das cidades foi feita levando em consideração a iluminação dos aeroportos desses locais. Confira a lista das cidades que vão receber o imunizante. Um idoso, que vive um asilo de Salvador, será a primeira pessoa a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na Bahia.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com BNews