Informação com precisão

Pessoas com sintomas de Covid-19 não devem se vacinar; diz especialista

Pessoas com sintomas da Covid-19 ou que já tenham tido resultado positivo de um exame RT-PCR para o novo coronavírus devem evitar tomar as vacinas disponíveis por um período, alerta Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

“Como atualmente a Covid-19 varia desde pessoas assintomáticas até casos que evoluem para morte, as pessoas com sintomas leves também não devem ir aos locais de vacinação”, afirma a especialista, em entrevista à CNN.

Foto: Ilustração

Em geral, a contraindicação se aplica às infecções agudas e quadros febris. Mônica Levi explica que o recomendado nesses casos é adiar a vacinação em quatro semanas, para garantir que se encerra a janela de transmissão do vírus e agravamento dos sintomas, bem como para uma recuperação do sistema imunológico.

Fora isso, a boa notícia, conta a diretora da SBim, é que “não há preparo imunológico ou comportamental que se recomende para nenhuma das vacinas [contra Covid-19]”. Da mesma forma, não há nenhuma recomendação do gênero para o período após a injeção.

Quem toma vacina pode beber?

Por fim, Levi comentou uma recomendação curiosa feita no fim de 2020 por um diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya – que desenvolveu a vacina russa Sputnik V – de que seria recomendado não consumir bebidas alcoólicas por três dias após cada dose da injeção.

“Ainda não sabemos de onde tiraram essa recomendação, se ela vai constar na bula da vacina – a qual ainda não temos acesso –, mas em geral não há contraindicação de bebida alcoólica para casos de vacinação”, disse ela.

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) modificou os requisitos para aprovar o uso emergencial de vacinas para Covid-19, desobrigando os laboratórios de conduzir a fase 3 dos experimentos no Brasil. (CNN)

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política