Informação com precisão

Rui anuncia medidas restritivas em Juazeiro, Senhor do Bonfim e Guanambi até esta terça-feira

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou hoje (8) medidas restritivas nas regiões de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Guanambi. Com a decisão, tomada junto com as prefeituras, até amanhã (9), somente atividades essenciais poderão funcionar nas regiões. O gestor reforçou que as restrições na Região Metropolitana de Salvador (RMS) seguem válidas até a próxima segunda-feira (15).

Foto : Reprodução

De acordo com o dirigente, a determinação foi feita nestas regiões a partir de indicadores da Covid-19. “Hoje, nós temos de reprodução do vírus e de ocupação dos leitos, neste momento, quatro regiões que chamam a atenção: a Região Metropolitana de Salvador; a região de Juazeiro; a região do Senhor do Bonfim; e a região de Guanambi”, explicou o gestor.

“Na Região Metropolitana de Salvador, somente serviços essenciais até a próxima segunda e nas outras três, nós definimos consensualmente com os prefeitos, suspender hoje e amanhã as atividades e reavaliar o que nós vamos fazer. Então, até quarta-feira, somente atividades essenciais, para tentar conter a proliferação dos vírus, porque a taxa de ocupação dos leitos está muito alta”, informou.

A princípio, as medidas vigoram até esta terça-feira (9) porque o governo vai abrir mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 clínicos nas regiões mais afetadas pela pandemia na Bahia nesta quarta-feira (10). “Ontem, domingo, em uma reunião com os prefeitos da região de Juazeiro e do Senhor do Bonfim, nós autorizamos aumentar mais 20 leitos de UTI nas regiões. Serão acrescidos mais dez leitos na região de Juazeiro e dez leitos na região do Senhor do Bonfim. Mais 20 leitos clínicos, então são 40 leitos a mais na região, que até, provavelmente, quarta-feira já estarão funcionando”, disse.

“É por isso que nós pedimos a compreensão da população. Resolvemos segurar segunda e terça porque com 100% de ocupação nós não teríamos onde colocar pacientes que demandassem leitos de UTI na região”, exprimiu Rui. “Com o aumento de 40 leitos, a partir de quarta, tudo indica que nós vamos ter o domínio da situação”, concluiu.

Da Redação/Luciano Reis Notícias, com Metro 1