Informação com precisão

É preciso evitar ida a hospitais, diz médica sobre riscos da pandemia

O Brasil registrou nesta semana mais de 4 mil mortes diárias causadas pela Covid-19. De acordo com os profissionais e pesquisadores da saúde, as novas mutações, que estão em alta circulação no Brasil, são mais contagiosas. A médica infectologista Rosana Richtmann, do hospital Emilio Ribas, disse que é preciso evitar idas aos hospitais e prontos-socorros. “Eu tenho visto muita infecção intra-hospitalar de Covid-19″, diz. (Foto ilustração)

“A gente tem visto isso direto. Vêm pacientes com outros problemas, como infecção do trato urinário e, em geral, se é um idoso, pode confundir com a Covid-19. E por precaução, primeiro, ele vai para o leito Covid, faz o teste. Quando dá negativo, ele vai para outro setor, e aí ele já correu o risco eventual de ter se contaminado dentro do hospital”, explica.

Segundo Rosana, ela tem procurado acompanhar seus pacientes por telemedicina, a fim de que eles não se exponham ao risco antes de ter a confirmação do diagnóstico.

“O que eu puder manejar fora da área hospitalar, eu tenho manejado, e daí entra a importância da telemedicina e estar próximo do seu paciente. Para você não perder, também, o momento certo de um paciente precisar realmente ir ao hospital”, afirma.

Rosana Richtmann defendeu a necessidade de uma rápida testagem e diagnóstico.

“Quanto mais rápido eu fizer um diagnóstico e souber que o meu paciente não está infectado com Sars-Cov-2 é melhor, porque aí eu evito que ele se infecte dentro do hospital”. (por Layane Serrano)

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política