Informação com precisão

Alagoinhas: DPE retoma iniciativa com homens com histórico de violência doméstica

A Defensoria Público da Bahia (DPE) em Alagoinhas, no Agreste baiano, reiniciou as atividades do Grupo Reflexivo para Homens com registro de violência contra mulheres. A iniciativa tem como foco a prevenção de ciclos de violência, com reflexão sobre a “masculinidade tóxica com que se formaram”.

“É um aprendizado para a vida. Para nos ajudar a não errar mais. Os profissionais do grupo nos ajudam com muitas informações e, além disso, ouvindo os depoimentos dos outros homens, muitos dos quais passaram por experiências mais difíceis, vou aprendendo mais sobre meu próprio autocontrole”, diz Carlos Alberto. Ele passou seis meses distante da esposa. Uma medida protetiva amparava a companheira que foi atingida no rosto após o marido empurrar uma porta.

Foto: Reprodução / Jornal Daqui BH

Com a maior parte dos homens na faixa dos 30 a 50 anos, respondendo por processos deste tipo, mas sem histórico de outras violências, o projeto era presencial e contava com mais de 30 homens que participavam das dinâmicas e rodas de conversa. No entanto, com a pandemia da covid-19, o projeto esteve suspenso por conta das medidas sanitárias de isolamento.

 

“Com ótimos resultados com os homens que participaram do primeiro momento do projeto, entre 2019/2020, não voltando a reincidir, a comunidade vinha demandando o retorno das atividades do Grupo e a primeira reunião de retomada ocorreu no dia 22 de abril por meios virtuais”, informa a DPE.

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Bahia Notícias