Informação com precisão

População de Alagoinhas (BA) já pode se vacinar contra Gripe Influenza

“Fazer imunização em massa contra a Influenza ao mesmo tempo de outra de grande proporção como é a da Covid-19 é uma situação inédita no país e traz muitos desafios”, destaca Joaquim Neto, médico e prefeito de Alagoinhas (BA).

Sob orientação do Ministério da Saúde, o município está trabalhando na imunização contra a Covid-19 e também em andamento com a 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza. Muitos cuidados precisam ser tomados para evitar o cruzamento dessas vacinas, inclusive porque o imunizante da gripe pode causar febre e atrapalhar ou confundir o diagnóstico. Não há risco de sequelas para a saúde, mas, como as vacinas contra a Covid-19 são de estudos muito recentes, ainda não sabe se a vacina da gripe pode exercer alguma interferência na imunidade contra o novo coronavírus.

Foto: Divulgação/Secom

A vacinação contra a Influenza está em sua segunda fase por todo o Brasil, voltada para pessoas idosas com 60 anos ou mais e professores. Em Alagoinhas, 21.470 pessoas desse público-alvo deverão ser vacinadas e já podem comparecer a um dos 27 postos de saúde do município até o dia 9 de junho de 2021, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar, obrigatoriamente, RG, CPF, Cartão de Vacinação e, para os professores, o contracheque.

O intervalo entre a vacina contra o Covid-19 e a vacina contra Influenza deve ser de, no mínimo, 14 dias. Por isso, é obrigatória a apresentação do cartão de vacinação. Nos primeiros dias dessa etapa de vacinação, as equipes da Secretaria de Saúde imunizaram também pessoas idosas que vivem em lares e abrigos.

 

A preocupação com logística, armazenamento, organização dos locais de aplicação, controle dos intervalos entre as doses e, principalmente, pela comunicação com o público-alvo, para que eles não deixem de comparecer. Tudo isso faz parte da complexidade do nosso trabalho, que nem sempre é percebido pela comunidade ou alguns profissionais da imprensa. Administrar duas imunizações em massa da grandeza da Influenza e da Covid-19 não é fácil, mas temos uma equipe altamente comprometida”, explica Rosânia Rabelo, secretária de Saúde de Alagoinhas (BA).

Os familiares das pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção devem procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o agendamento da vacinação. O público contemplado na primeira fase (crianças, gestantes, profissionais de saúde e mulheres em até 45 dias de pós-parto) ainda pode ser vacinado nesta segunda.

 

Vacina da gripe mesmo durante a pandemia de Covid-19

A gripe é endêmica, uma doença sazonal com pico de incidência nos meses frios. A gripe influenza tem alta letalidade em idosos, crianças e gestantes. Por isso a importância desses grupos tomarem a vacina, porque é uma doença de transmissão respiratória também.

Quem está com suspeita ou positivo para Covid-19 não deve tomar a vacina da gripe. Quem está com infecção viral ou suspeita de infecção viral deve aguardar a melhora dos sintomas. A recomendação é para que tome a vacina 30 dias depois dos efeitos da covid-19 ou do início da confirmação da doença.

O Ministério da Saúde recomenda tomar primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a Gripe Influenza. A vacina contra Influenza não tem eficácia contra o coronavírus. Porém, a imunização irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Fonte: SECOM | Fotos: Roberto Fonseca