Informação com precisão

Após requalificação completa, Escola Municipal Eraldo Tinoco é entregue à população em Alagoinhas

Ter o espaço mais adequado para estimular o desenvolvimento de pequenos estudantes, bem como levar mais motivação para professores e demais colaboradores da rede municipal de ensino é fator fundamental para a Prefeitura de Alagoinhas.

E na manhã desta quinta-feira (07), foi a vez dos estudantes, pais e equipe pedagógica da Escola Eraldo Tinoco de Melo, no bairro Santa Terezinha, receberem do prefeito Joaquim Neto e do secretário municipal da Educação (SEDUC), Gustavo Carmo, a unidade totalmente requalificada.

A escola foi reinaugurada com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores, José Cleto (Cleto da Banana), e da diretora da unidade, Railda Valverde. Também participaram do ato, a representante da comunidade, Maria Nélia Lima, a líder religiosa da localidade, Roselina Barbosa, o presidente da Associação de Moradores, Fábio Moraes, o representante dos estudantes, Farley Pietro, aluno do 3º ano do Fundamental I, vereadores, secretários, funcionários da SEDUC e moradores.

Com investimentos de mais de 250 mil reais de recursos próprios, do piso ao teto, a Eraldo Tinoco ganhou piso novo de alta resistência, novas janelas em blindex com grades, portões metálicos, novo telhado, forro, pintura total, restauração das instalações elétricas e hidráulicas, reforma do parquinho, paisagismo, melhorias das áreas de convivência, e novo mobiliário.

Criada há 40 anos, e municipalizada em 2010, a unidade oferece o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e conta com 118 estudantes matriculados. “No ano em que celebramos o centenário de Paulo Freire, é uma alegria imensa saber que o município possui uma gestão municipal que dá a devida valorização para Educação. A infraestrutura que temos hoje na Eraldo Tinoco não é a penas a concretização de um sonho, é muito mais do que isso, é fazer parte de um objetivo maior, o objetivo de contribuir para realização dos sonhos dos nossos estudantes”, comemorou a diretora Railda Valverde, lembrando que as primeiras transformações físicas e pedagógicas na escola foram feitas ainda em 2017, primeiro ano do primeiro mandato do prefeito Joaquim Neto.

“Embora seja um grande desafio ocupar a pasta que ocupo hoje, esse desafio é minimizado porque tenho uma equipe muito sintonizada e afinada com o trabalho. E quando a gente faz reforma, é uma requalificação de fato, sempre com a preocupação de cumprir um padrão de qualidade igual para todas”, afirmou o secretário da Educação , Gustavo Carmo.

“Aqui em Santa Terezinha, já entregamos este ano o Centro Esportivo José Eduardo de Oliveira, em 15 dias entregaremos a reforma da Escola Álvaro Miller, na Nova República, e o prefeito Joaquim Neto definiu que o bairro também receberá dois novos investimentos que buscamos junto ao FNDE, que são uma creche Padrão I e uma nova escola com 12 salas. São recursos que já vieram e retornaram por falta de condições dos antigos gestores de viabilizarem os terrenos. Mas nós já pagamos os terrenos, e estes já estão em fase de estruturação para que o prefeito assine as ordens de serviços”, completou Gustavo Carmo.

A Eraldo Tinoco é uma das 16 escolas que estão sendo reformadas nesta etapa, e de acordo com secretário, até o final do ano de 2021, a SEDUC vai reinaugurar uma escola por semana.


“Com muito e empenho de toda a equipe da SEDUC, a Educação se fortalece e segue com importantes realizações. Em breve , também vamos reinaugurar a estrutura totalmente requalificada do Colégio Municipal de Alagoinhas, o antigo Ginásio de Alagoinhas, e vamos seguir neste caminho, porque a nossa meta é tornar Alagoinhas como referência em Educação no estado”, disse o prefeito Joaquim Neto.

Fotos: Roberto Fonseca

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom/Alagoinhas