Informação com precisão

Servidores da Ufba voltam às atividades presenciais nesta semana

Retorno das aulas presenciais é planejado para 2022; Ufsb, Ufob e Ifba já iniciaram atividades administrativas

 

Os 1.295 servidores administrativos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) retornam às atividades presenciais a partir desta semana. As universidades e institutos federais baianos estão há um ano e sete meses de portas fechadas, mas já definiram os protocolos sanitários para que as aulas voltem à modalidade presencial em 2022. A Ufba determina o ciclo completo de vacinação contra a Covid-19, além do uso de máscaras, distanciamento e suspensão do uso de ar-condicionado. As informações são do jornal Correio.

Segundo o Comitê de Assessoramento do Coronavírus da Ufba, o retorno às atividades administrativas presenciais será gradual, com início previsto para a primeira semana de novembro e se estenderá por todo o mês.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) já haviam retomado as atividades administrativas. Com 25% da capacidade, o Ifba voltou a operar na unidade Salvador no dia 18 de outubro. Atividades laboratoriais e estágios presenciais também foram permitidos.

 

Foto: Dário Guimarães/Metropress

 

As universidades Federal do Sudoeste da Bahia (UFSB) e Federal do Oeste da Bahia (Ufob), assim como o IF Baiano e o Ifba, são as únicas que já retornaram com atividades presenciais administrativas. A UFSB retomou no dia 4 de outubro, com limite de 30% de ocupação por setor, em esquema de rodízio. Grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidade, permanecem em trabalho remoto.

Já a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) definiu, na semana passada, que ocorrerá o avanço para a fase 4, com a abertura gradual dos laboratórios para ensino e extensão, retomada das atividades administrativas de forma híbrida.

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Metro 1