Informação com precisão

O Outubro foi Rosa na UPA Feira de Santana

Ouça de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, o Programa Primeira Mão para Alagoinhas, Catu e mais de 40 cidades, incluindo Litoral Norte e Agreste Baiano, Região Metropolitana e Salvador. Participe pelos telefones (75) 3199-0213- (71) 3838-8807- (71) 3641-6000.- (75) 9 8215-3927 (WhatsApp). Você pode ouvir também pelos aplicativos das Rádios Ouro Negro FM e Web 2 de Julho, no Rádios Net, além das lives na página da Rádio Web 2 de Julho, no Facebook e Youtube.

 

Na rotina corrida de uma unidade de pronto atendimento de casos de urgência de saúde, a prevenção para o Câncer de Mama não ficou de lado. Foi lembrada, abordada e discutida, durante o último mês de outubro, entre os seus profissionais.

“Cuidar de quem cuida” é uma filosofia praticada pelo INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, Organização responsável pela gestão desta Unidade em Feira. O Instituto, além de realizar mutirões de mamografia para comunidades de baixa renda, promoveu ações institucionais da Campanha Outubro Rosa, nas unidades em que faz a gestão, nos três Estados em que atua: Bahia, Goiás e São Paulo. Desde a iluminação com lâmpadas cor de rosa, nos prédios, às ações de conscientização para os cuidados preventivos.

Durante todo o mês de outubro, a UPA Feira de Santana, permaneceu decorada com objetos alusivos à campanha e no dia 22, várias ações foram realizadas com orientações sobre a prevenção contínua e não somente no mês 10, de cada ano.

O Grupo de Humanização da UPA apoiou toda a programação que contou com a participação de outras duas instituições. A Coordenadora do Curso de Farmácia da UNINASSAU Feira de Santana, Profª Letícia Lima Junqueira, participou de um bate-papo, explanando sobre o surgimento da Campanha Outubro Rosa e a importância do autocuidado. A UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) Feira de Santana também esteve presente, com pacientes oncológicas que prestaram depoimentos de suas experiências pessoais, desde o momento da descoberta do câncer até a cura. Elas enfatizaram a importância do autoexame, explicando e demonstrando como fazê-lo.

“O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e as escolhas das formas de tratamento. Em geral, os profissionais de saúde têm conhecimento de tudo isso e de todo o sofrimento causado pelo câncer, tanto para os pacientes como para seus familiares. No entanto, nem sempre praticam o autocuidado. Estas ações, visam “o cuidar de quem cuida”, o despertar a consciência e a responsabilidade do autocuidado” – ressaltou Profª Letícia, enfatizando a necessidade dos profissionais de saúde também se cuidarem.
Atividades leves, para falar de um tema pesado.

A UNINASSAU realizou a aferição de pressão arterial e testagem de glicemia dos participantes. Uma representante da empresa de cosméticos Mary Kay realizou dinâmicas, serviços de limpeza de pele e maquiagem, e ainda fez a distribuição de brindes. Uma oficina de turbantes e lenços, ensinando como utilizar os adereços de formas diferentes e criativas também fez parte da programação. Música ao vivo, em voz & violão, e lanches deram leveza e alegria ao evento que tratou de um tema pesado e necessário.

Alexandre Araújo é Técnico de Segurança do Trabalho na UPA e participou do evento, destinado a colaboradoras e colaboradores, também, já que o câncer de mama não acontece apenas em corpos femininos. “O que mais me impressionou foi o relato da paciente da UNACON. Escutar a vivência do outro, marcou e esclareceu de forma muito clara a realidade da doença e as formas de se prevenir” – comentou ele.
A Analista de Custos da UPA, Greicielly Carneiro, sentiu-se tocada com o evento: “Tiramos dúvidas, ouvimos esclarecimentos e nos sentimos afagadas e acarinhadas, sendo alertadas sobre a necessidade da prevenção e do autocuidado”.

A Diretoria Administrativa da UPA, Silvia Herranz, agradeceu a participação dos colaboradores da unidade, salientando a responsabilidade para a causa: “Nossa intenção é abordar vocês mulheres e, também, homens para a prevenção e orientação. Promover lanche e música de forma acolhedora, estimula a reflexão para o despertar da consciência e do sentimento de autocuidado, amor-próprio, dedicação a nós mesmos. Muitas vezes, vocês não estão passando pelo problema, mas podem ajudar um colega”.

 

Fotos: Divulgação

Um dia recheado de atividades diferentes na rotina da UPA, para lembrar da importância do autocuidado. Não somente das mamas, mas de todo o corpo e da mente! Não somente em outubro, mas o ano todo!
Sejam bem-vindo, Novembro Azul! E atenção homens: que venham as prevenções para o câncer de próstata e a coragem para a realização dos exames preventivos. Mas vale enfrentar os exames, do que o enfrentamento da doença que mata cerca de 40 homens por dia, no Brasil, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

 

A UNINASSAU realizou a aferição de pressão arterial e testagem de glicemia dos participantes. Foto: Divulgação

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias