Informação com precisão

História de Almiro Conceição, ex-vereador é apresentada na Câmara de Alagoinhas

Ouça de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, o Programa Primeira Mão para Alagoinhas, Catu e mais de 40 cidades, incluindo Litoral Norte e Agreste Baiano, Região Metropolitana e Salvador. Participe pelos telefones (75) 3199-0213- (71) 3838-8807- (71) 3641-6000.- (75) 9 8215-3927 (WhatsApp). Você pode ouvir também pelos aplicativos das Rádios Ouro Negro FM e Web 2 de Julho, no Rádios Net, além das lives na página da Rádio Web 2 de Julho, no Facebook: https://www.facebook.com/radio2dejulho e You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCfYzDju7325ZmPFHb35mI9g

 

Dando seguimento às ações do Novembro Negro, uma iniciativa da vereadora Juci Cardoso, foi realizada no dia 11 de novembro a live mediada pela Dra. Iracelli da Cruz, professora de história, pesquisadora e coordenadora da linha de pesquisa Estudos de Gênero e Sexualidade do GEPEA.

Compuseram a mesa, além da vereadora e da mediadora: Ede Ricardo, doutorando em história e coordenador do GEPEA e Moisés Moraes, membro do GEPEA e mestre em história regional e local. O tema do encontro foi: “Um operário Preto na Câmara. A trajetória de Almiro Conceição”.

Iracelli iniciou a fala destacando: “Almiro Conceição foi um operário preto que se tornou vereador na cidade de Alagoinhas em 1948, no século passado, ocupando o cargo até 1950. Ele tem uma trajetória emblemática para quebrarmos o mito de que gente preta não faz, não fez política no Brasil”.

 

Fotos – Jhô Paz

 

Moises ressaltou: “Almiro de Carvalho Conceição foi o primeiro vereador eleito em Alagoinhas que era negro, operário, com origem no campo da esquerda. Esse ineditismo se constitui como um marco histórico a ser considerado”.

Ede complementou fazendo um resgate sobre a vida de Almiro e contextualizado: “Resgatar a trajetória de Almiro Conceição é também pensar que a história não é somente a contemplação do passado. Muito pelo contrário. Olhar para história é olhar para o presente. História nunca foi a ciência do passado. É a ciência do presente.”

A gravação na íntegra está disponível através do link: https://www.youtube.com/watch?v=yjbguao1_go

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom
Câmara Municipal de Alagoinhas