Informação com precisão

Preços do petróleo têm 3ª queda semanal seguida

Os preços do petróleo caíram nesta sexta-feira, eliminando os ganhos da sessão anterior, com preocupações de que o Federal Reserve dos Estados Unidos acelerará os planos de aumentar as taxas de juros para controlar a inflação. (Foto ilustração)

Os contratos futuros do petróleo Brent caíram 0,70 dólar, ou 0,8%, para fechar em 82,17 dólares o barril. O petróleo dos EUA (WTI) recuou 0,80 dólar, ou 1%, para fechar em 80,79 dólares o barril

Ambas as marcas de referência caíram pela terceira semana consecutiva, atingidas pelo fortalecimento do dólar e especulações de que o governo do presidente Joe Biden poderia liberar petróleo da Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA para aliviar os preços. Em uma base semanal, o Brent caiu 0,7%, enquanto o WTI caiu 0,6%.

“Esta semana foi um bom lembrete para os mercados de petróleo que os preços não são afetados apenas pela trajetória de oferta e demanda, mas também pelas previsões de política monetária e por formas de intervenção governamental”, disse Louise Dickson, analista sênior de mercados de petróleo da Rystad Energy. “Taxas de juros mais altas proporcionariam ainda mais apoio ao dólar e ainda mais pressão baixista sobre os preços do petróleo.”

A secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, disse na segunda-feira que Biden poderia agir já esta semana para lidar com a alta nos preços da gasolina.

(Reportagem adicional de Noah Browning em Londres, Sonali Paul em Melbourne e Koustav Samanta em Cingapura) (Por Stephanie Kelly)

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política