Informação com precisão

Hospital Regional Dantas Bião realiza mais uma captação de múltiplos órgãos em Alagoinhas

Ouça de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, o Programa Primeira Mão para Alagoinhas, Catu e mais de 80 cidades, incluindo Litoral Norte e Agreste Baiano, Região Metropolitana e Salvador. Participe pelos telefones (75) 3199-0213- (71) 3838-8807- (71) 3641-6000.- (75) 9 8215-3927 (WhatsApp). Você pode ouvir também pelos aplicativos das Rádios Ouro Negro FM e Web 2 de Julho, no Rádios Net, além das lives na página da Rádio Web 2 de Julho, no Facebook: https://www.facebook.com/radio2dejulho e You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCfYzDju7325ZmPFHb35mI9g

 

 

Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas (BA), realizou, no sábado (27/11), mais uma captação de múltiplos órgãos, esta captação foi a segunda neste mês de novembro.

O doador J.A.P. teve o diagnóstico de morte encefálica confirmada, onde foram captados: rins, baço e linfonodos, após a realização de todos os testes comprobatórios determinados pela legislação brasileira e seguidos os requisitos do processo.

Lívia Araújo, enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), sinaliza que em todo o processo de captação, a família do doador tem o apoio da equipe multiprofissional do HRDB composta por psicóloga, fisioterapeuta, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, entre outros.

 

Foto: Ascom/IBDH

 

“A nossa função é acolher as famílias e ofertar a possibilidade de ajudar as outras pessoas. As famílias conseguem colocar a doação acima da dor e daquele momento triste de perder seu ente querido”.

 

Lívia Araújo sinaliza ainda que “a doação de órgãos é um assunto que precisa ser discutido em família, pois mesmo em meio ao luto, quando a família está ciente do desejo de seu ente querido, o mesmo se torna menos doloroso e oferece uma sensação confortável por saber que mesmo após a morte existe um legado: salvar vidas. Agradecemos a equipe de Dr. Ávio Brasil e o apoio da equipe multiprofissional bem preparada daqui do HRDB que deu todo o suporte familiar no processo de captação; sentimento de gratidão a minha parceira, técnica de enfermagem Telma Santos, (ela é indispensável nesse processo), a psicóloga Jéssica, equipe de fisioterapia, médica, enfermagem, serviço social, centro cirúrgico e UTI”, concluiu.

A captação foi realizada pela equipe do médico cirurgião: Dr. Ávio Brasil, médicos auxiliares: Thiago Valqueire, Ciro Chang Santos e do anestesista Dr. Moisés Cândido.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Ascom IBDH